Vacinação Antirrábica em Goiânia

    A partir desta semana, a vacinação antirrábica para cães e gatos será oferecida de forma permanente em 10 locais diferentes em Goiânia. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na cidade, que atualmente é de apenas 51%. A meta é alcançar 80%, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, o que representa um grande desafio, considerando que a estimativa é de que existam cerca de 215 mil cães e 35 mil gatos na capital.

    De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre 2010 e 2025, o Brasil registrou 50 casos de raiva em humanos. Desses, nove foram relacionados a mordidas de cães. Outros casos foram atribuídos a mordidas de morcegos (22), primatas não humanos (sete), raposas (duas), felinos (cinco) e um ocorreu devido a um incidente com um bovino. Em quatro casos, o animal responsável não foi identificado. Infelizmente, a doença é grave e, na maioria das vezes, fatal; apenas duas pessoas conseguiram sobreviver à raiva no país.

    A raiva é uma doença viral causada pelo Lyssavirus, que pode afetar tanto animais silvestres quanto domésticos. O vírus é passado para os humanos por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras. A vacinação dos pets é essencial para evitar a transmissão da doença. Em Goiânia, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em vários locais, incluindo o Centro de Zoonoses e unidades de saúde.

    O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, ressaltou a importância dessa medida. Segundo ele, “a raiva é uma doença 100% letal para os animais, provocando uma inflamação severa no cérebro, que pode levar à morte em até uma semana após o surgimento dos sintomas”. A medida visa facilitar o acesso às vacinas e ampliar a proteção dos animais e, consequentemente, da população.

    Locais de Vacinação Antirrábica em Goiânia:

    Os pontos de vacinação são:

    1. Centro de Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vau das Pombas
    2. Distrito Sanitário Norte: Rua Carijós, 260-402 – Setor Urias Magalhães
    3. Distrito Sanitário Sul: Praça C 221, s/n – Jardim América
    4. Distrito Sanitário Leste: Avenida Cristóvão Colombo, 136 – Jardim Novo Mundo
    5. Distrito Sanitário Sudoeste: Avenida Milão, s/n – Residencial Eldorado
    6. Distrito Sanitário Campinas-Centro: R. 67-A, 221 – Setor Norte Ferroviário
    7. Distrito Sanitário Noroeste: Avenida do Povo, Quadra 81, Lote Área – Jardim Liberdade
    8. UPAVet: Avenida José Martins Guerra, s/n – Jardim Balneário Meia Ponte
    9. Hospital Veterinário da UFG: Avenida Esperança – Campus Samambaia

    A vacinação é uma questão de saúde pública e é fundamental para garantir a segurança de todos.

    Share.