O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde. Durante o evento, ele irá apresentar um plano de trabalho que visa fortalecer parcerias entre países e empresas para a produção local e regional de medicamentos.

    O Brasil, que preside a “Coalizão Global para Produção Local e Regional” de vacinas e medicamentos, tem como foco principal o combate a doenças negligenciadas e assegurar que populações sem acesso adequado a cuidados possam receber tratamentos.

    Até a próxima sexta-feira, dia 7, Padilha e uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irão detalhar um plano destinado à produção de medicamentos e vacinas, especialmente para tratar doenças de alto custo, como câncer e diabetes. O plano também se preocupa com doenças socialmente determinadas, incluindo malária, tuberculose, hepatites virais e HIV/aids.

    Essa iniciativa busca não apenas melhorar o acesso a tratamentos, mas também incentivar a capacidade das nações em desenvolver suas próprias soluções de saúde, promovendo autonomia e agilidade na resposta a crises de saúde pública.

    Share.