Na noite da última quinta-feira, a Câmara Municipal de Piracicaba realizou sua 64ª Reunião Ordinária e aprovou um total de 54 proposituras. Dentre elas, foram discutidos requerimentos que envolvem o tempo de espera para atendimentos na saúde, a conclusão das obras na avenida Rio das Pedras, além de questões relacionadas à poda e supressão de árvores.
Um dos requerimentos, apresentado pelo vereador André Bandeira, do PSDB, solicita informações ao Executivo Municipal sobre a fila de espera para consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias eletivas. Ele pede dados que possam comparar o tempo de espera atual com períodos anteriores, justificando que muitos pacientes têm reclamado da demora nos atendimentos da rede pública municipal.
Outro requerimento destacado foi o de Marco Bicheiro, também do PSDB, que busca esclarecimentos sobre a recomposição de guias e sarjetas, sinalização horizontal e instalação de lombadas na avenida Rio das Pedras. O vereador quer saber se esses serviços estão incluídos no edital do recapeamento da via e qual é a previsão para a conclusão das obras.
Os requerimentos relacionados à poda e à supressão de árvores foram apresentados pelo vereador Laércio Trevisan Jr., do PL. Ele questiona sobre a realização dos serviços em locais específicos, como a rua José Pinto de Almeida e a estrada Louver Trevisan, no bairro Nova Suíça.
Além desses, outros 42 requerimentos foram aprovados, que envolvem votos de congratulação, incluindo homenagens a profissionais da saúde e da educação, além de membros da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Os vereadores também aprovaram, em primeira discussão, três projetos de lei do Executivo que buscam abrir créditos adicionais no orçamento. Um projeto de decreto legislativo para revogar uma honraria foi aprovado em discussão única.
Na segunda discussão, foram aprovados cinco projetos de denominações de ruas e propostas como a de Silvia Morales, do PV, que institui o Dia do Macaco Muriqui-do-Sul no calendário oficial de eventos do município. Entretanto, um projeto do Executivo que visa estabelecer protocolos de segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade foi retirado de pauta após receber emenda. O PL que institui o Programa Municipal de Monitoramento Cerebral Contínuo de Neonatos Prematuros e com Asfixia Perinatal teve sua votação adiada por uma sessão.
Durante a reunião, a Tribuna Popular teve a participação de Marco Antonio Rosa Ferreira, que fez críticas sobre a aplicação de multas de trânsito por videomonitoramento.
Ainda na sessão, a vereadora Silvia Morales entregou a moção 70/2025, que expressa aplausos à agência Ponta Verde Turismo.
As reuniões ordinárias da Câmara são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra, além do Facebook e canal do YouTube da TV Câmara. A Rádio Educativa FM (105,9) também transmite ao vivo a partir das 20 horas.
