O IWGB Game Workers Union, um sindicato que representa trabalhadores da indústria de games, manifestou descontentamento após a Rockstar anunciar o adiamento do aguardado jogo GTA 6, nesta quinta-feira. A decisão foi recebida com críticas pelo sindicato, que se referiu ao tempo de espera dos desenvolvedores, enfatizando que “temos 31 desenvolvedores de jogos ansiosos para começar a trabalhar”. Essa frase fez referência aos funcionários que foram recentemente demitidos pela empresa e também às alegações de que a Rockstar estaria dificultando a sindicalização de seus colaboradores.
A questão do adiamento não é um episódio isolado na trajetória da Rockstar. Em 2018, a empresa já enfrentou críticas intensas quando denúncias surgiram sobre a carga excessiva de trabalho durante o desenvolvimento de Red Dead Redemption 2, onde alguns funcionários relataram jornadas de até 100 horas por semana.
Atualmente, o sindicato acusou a Rockstar de realizar um ato de repressão sindical, dizendo que a empresa cometeu uma das ações mais severas contra sindicatos na história do setor de jogos. Alex Marshall, presidente do IWGB, declarou que o desprezo da Rockstar pela legislação trabalhista e pelo bem-estar dos trabalhadores é uma ofensa tanto aos fãs quanto à indústria global.
Recentemente, a Rockstar justificou as demissões ao afirmar que alguns funcionários teriam vazado informações confidenciais. Entretanto, investigações sugerem que essas informações foram discutidas em um canal privado do Discord, que contava com a participação de membros do IWGB, e não envolveram dados sensíveis.
Assim, a situação gerou um clima de tensão entre os desenvolvedores e a administração da Rockstar, levantando questões sobre as condições de trabalho e o compromisso da empresa com seus funcionários.
