O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, está aproveitando o início da temporada, especialmente no Campeonato Paulista, para testar novos jogadores e colocar em campo atletas das categorias de base. Os dois primeiros jogos do Verdão em 2026 evidenciam essa estratégia.
Um dos atletas que tem recebido mais chances é o meio-campista Larson, de 20 anos. Larson pode ganhar mais espaço na equipe após a confirmação de uma lesão no ombro esquerdo de Andreas Pereira, que deve ficar fora por cerca de um mês. Desde a chegada de Abel Ferreira, 35 jogadores formados na base do Palmeiras foram integrados ao time profissional. Dentre eles, Allan se destacou em 2025, marcado por boas atuações e gols decisivos, como na recente vitória sobre o Santos.
Abel Ferreira expressou sua satisfação com o desempenho dos jovens jogadores que têm sido integrados. Ele citou especificamente o potencial de Luís, um jogador do sub-20, e elogiou o trabalho de desenvolvimento realizado na base do clube. Abel ressaltou que não é fácil para um time como o Palmeiras apostar em jovens talentos, mas é gratificante ver o resultado desse investimento.
A aposta em garotos da base também se mostra uma estratégia favorável para o Palmeiras, especialmente considerando que a diretoria não planeja muitas contratações nesta janela de transferências por causa do alto investimento do ano anterior, que foi de cerca de R$ 700 milhões. Abel comentou sobre a prática comum na Europa de contratar jogadores jovens e a importância do treinador em dar espaço a esses atletas.
Nos dois primeiros jogos do Estadual, o Palmeiras conquistou vitórias, uma como visitante e outra em casa, dividindo a liderança da tabela com o RB Bragantino, ambos com seis pontos. O próximo desafio do Verdão será em casa, na Arena Barueri, contra o Mirassol. A equipe buscará manter sua invencibilidade jogando em seus domínios.
Até o momento, o Palmeiras acumula uma invencibilidade de 15 jogos em casa, com 11 vitórias e quatro empates desde agosto de 2025. A equipe também não sofre gols há seis jogos em casa, atingindo a melhor marca na defesa desde 2023.
Desde a chegada de Abel Ferreira ao clube no final de 2020, diversos jogadores da base já foram utilizados, incluindo Larson, Garcia, Lucas Sena, entre outros. Essa busca por novos talentos é parte do projeto do treinador para fortalecer o elenco e promover a formação de futuros jogadores.
