A semana em Belo Horizonte traz uma série de eventos culturais que celebram o fim do ano, incluindo teatro, concertos natalinos e shows de artistas renomados como Seu Jorge, Zé Ramalho, Paulo Ricardo e Sidney Magal. O cinema também está em destaque, com exibições de mostras gratuitas que exploram temas como memória e produção cultural das periferias. Nas artes visuais, várias exposições vão ocupar centros culturais e espaços públicos da cidade.

    Artes Cênicas

    Uma das atrações principais é a estreia do espetáculo “enquanto ainda há”, que acontece entre os dias 16 e 21 de dezembro na Funarte MG. Dirigida por Carolina Cândido, a montagem combina teatro, neurociência afetiva e elementos visuais, criando uma experiência única para o público.

    Outras programações incluem:

    • “Pra Falar de Saudades” – sessões gratuitas nos dias 19 de dezembro no Parceria Tomás Educação e 21 de dezembro na Guarda de Congo Feminina.
    • “Las Choronas” – em exibição de sexta a segunda, às 20h, no CCBB BH, o espetáculo apresenta uma fusão de teatro, dança e Libras.
    • Mostra ‘Primeira Infância’ – também no CCBB BH, a mostra celebra os 15 anos do Grupo Eranos Círculo de Arte com espetáculos e oficinas para bebês e crianças de sexta a segunda.
    • “Asarraiz” – a nova montagem será apresentada nos dias 20 e 21 de dezembro no Galpão Cine Horto, como parte da programação do 7º Festival CircoLar.

    Cinema

    A programação cinematográfica inclui a exibição de “A Fonte Cástor”, que será mostrado nos dias 16 e 18 de dezembro, às 14h30, no Museu de Ciências Naturais PUC Minas, com sessões gratuitas. O filme retrata a trajetória do paleontólogo Cástor Cartelle.

    Outra atividade é a sessão Memória e Ressonância, no dia 17 de dezembro no Galpão Cine Horto. A exibição apresenta três filmes e promove um debate sobre memória, cultura e a cidade. Também acontece a 6ª edição da Mostra Periferia Cinema do Mundo, que será realizada de 17 a 21 de dezembro no Cine Santa Tereza, com 16 filmes produzidos nas periferias de BH, todas com sessões gratuitas e comentadas.

    Música

    A música está presente em uma variedade de concerts:

    • A Filarmônica realiza concertos de Natal nos dias 17 e 18 de dezembro na Sala Minas Gerais, em parceria com o Coral Canarinhos.
    • O Tributo a Frank Sinatra acontece no dia 17 de dezembro no Café com Letras, com o Marcelo Costa Quinteto.
    • Dudu Nicácio lança o álbum “Tempo de Maré” no dia 18 de dezembro na Casa Outono Café & Cultura.
    • Chico Chico apresenta seu novo álbum no dia 18 de dezembro no Teatro Francisco Nunes.
    • O artista Zé Ramalho faz um show único em BH no dia 19 de dezembro no BeFly Hall, revisitando seus clássicos.

    No final de semana, destacam-se:

    • Seu Jorge com a turnê “Baile à la Baiana” no dia 20 de dezembro no BeFly Hall.
    • Sidney Magal, que traz o Baile do Magal ao BeFly Minascentro no dia 21 de dezembro.

    Exposições

    Entre as exposições, destaca-se a “Avesso”, que reúne quatro artistas e acontece no dia 19 de dezembro no Centro Cultural Minas Tênis Clube. O projeto Retratistas do Morro ocupará a Praça do Cardoso no Aglomerado da Serra com fotos monumentais no dia 20 de dezembro, transformando o espaço público em uma galeria a céu aberto.

    Literatura

    Para os amantes da literatura, no dia 17 de dezembro, o Centro Cultural Venda Nova lançará um livro que reconstrói a trajetória da leitura infantil na capital, com entrada gratuita.

    Para mais informações sobre eventos e programação cultural, acesse nossa agenda de eventos.

    Share.