Uma nova frente fria está se aproximando da Região Sudeste e já está afetando o clima em Goiás, resultando em um aumento da incidência e volume de chuvas, o que eleva o risco de tempestades. Essa previsão é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), que faz parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Nesta quinta-feira, 131 dos 246 municípios goianos estão sob alerta para possíveis tempestades, que podem ocorrer acompanhadas de rajadas de vento e raios. O maior volume de chuva deve ocorrer na Região Leste do estado, com uma possibilidade de até 55 milímetros. Nas regiões Norte e Sudoeste, a previsão é de 50 milímetros, enquanto as regiões Oeste, Central e Sul devem registrar cerca de 45 milímetros. A medição em milímetros é um padrão estabelecido na meteorologia para quantificar a precipitação, que ajuda a entender a intensidade da chuva. Um exemplo: 100 milímetros significa uma camada de 10 centímetros de água.
Apesar da previsão de chuvas e tempestades, as temperaturas em Goiás ainda podem ser bastante elevadas. As máximas esperadas para esta quinta-feira variam: na Região Norte e Oeste, os termômetros podem chegar até 33 graus; nas Regiões Leste e Central, a máxima deve ser de 32 graus; já nas regiões Sudoeste e Sul, a expectativa é de 31 graus.
A capital, Goiânia, terá um dia com sol intercalado por nuvens e a possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar a 30 graus à tarde. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 60% e 95%. O sol nascerá às 5h39 e se porá às 18h47.
Os municípios em alerta para tempestades nesta quinta-feira incluem: Abadia de Goiás, Acreúna, Água Fria de Goiás, Água Limpa, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Aloândia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Araçu, Aragoiânia, Avelinópolis, Baliza, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Buriti Alegre, Buritinópolis, Cabeceiras, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Caldazinha, Campestre de Goiás, Castelândia, Caturaí, Cezarina, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Corumbaíba, Cristianópolis, Cromínia, Damianópolis, Damolândia, Doverlândia, Edealina, Edéia, Flores de Goiás, Formosa, Goianápolis, Goianira, Goiatuba, Gouvelândia, Guapó, Hidrolândia, Iaciara, Inaciolândia, Indiara, Inhumas, Ipameri, Itajá, Itarumã, Itauçu, Itumbiara, Jandaia, Jataí, Joviânia, Lagoa Santa, Mairipotaba, Mambai, Mara Rosa, Marzagão, Maurilândia, Mimoso de Goiás, Minaçu, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Montividiu, Morrinhos, Nazário, Nerópolis, Niquelândia, Nova Aurora, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Gama, Padre Bernardo, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palmelo, Palminópolis, Panamá, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Piracanjuba, Pires do Rio, Planaltina, Pontalina, Porteirão, Portelândia, Posse, Professor Jamil, Quirinópolis, Rio Quente, Rio Verde, Santa Bárbara de Goiás, Santa Cruz de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São João D’Aliança, São João da Paraúna, São Simão, Senador Canedo, Serranópolis, Simolândia, Sítio D’Abadia, Teresina de Goiás, Trindade, Turvelândia, Urutai, Valparaíso de Goiás, Varjão, Vicentinópolis e Vila Boa.
