A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se une à campanha de janeiro, que visa promover a saúde mental e emocional entre a população. A campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, ganhou reconhecimento nacional em 2023, quando foi oficialmente regulamentada pela Lei nº 14.556.

    Anualmente, o Instituto que coordena a campanha escolhe um tema para reflexão. Em 2026, o slogan será “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, enfatizando que o cuidado com a saúde mental deve ser um esforço coletivo. A proposta é desacelerar e reorganizar a vida emocional, promovendo relações mais saudáveis. A ideia é convidar as pessoas a respirar, repensar sua relação com o tempo, as emoções e suas próprias vidas.

    A escolha de janeiro como o mês da campanha e a utilização da cor branca não são acidentais. O branco simboliza a ideia de um novo começo, semelhante ao início de um caderno em branco, onde cada um pode escrever sua história de maneira diferente.

    A situação da saúde mental no país é preocupante. A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns, afetando milhões de brasileiros e impactando negativamente a qualidade de vida, as relações sociais e o desempenho profissional. Estudos mostram que até 20% das mulheres e 12% dos homens podem enfrentar transtornos mentais ao longo da vida. Esses problemas são uma das principais causas de afastamento do trabalho, o que ressalta a urgência de promover cuidados emocionais e facilitar o acesso ao tratamento.

    Dados da saúde suplementar revelam que, em 2024, houve 305.009 internações psiquiátricas no país, representando 3,4% do total de internações. Durante o mesmo período, mais de 65 milhões de sessões de psicoterapia individuais foram registradas, além de 7 milhões de consultas psiquiátricas.

    Em 2025, a ANS também organizou palestras durante a Semana da Saúde, buscando incentivar hábitos saudáveis entre colaboradores e a comunidade, com o material disponível em seu canal no YouTube para quem quiser assistir.

    Desde 2004, a ANS tem promovido programas destinados à prevenção de doenças e à promoção da saúde mental. Atualmente, existem 20 programas de saúde mental aprovados pela ANS, que visam conscientizar a população sobre a importância do cuidado emocional.

    Share.