A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoia a campanha de janeiro dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Essa campanha, chamada Janeiro Branco, foi criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, e desde 2023 é reconhecida por uma lei federal (Lei nº 14.556/2023). O objetivo é chamar a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental.

    Anualmente, o Instituto responsável pela campanha escolhe um tema para ser discutido ao longo do mês. Em 2026, a proposta é “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, que visa promover um entendimento de que a saúde emocional é um compromisso de todos. A campanha incentiva as pessoas a desacelerarem suas rotinas e reorganizarem sua vida emocional, com o intuito de fortalecer relações mais saudáveis.

    O mês de janeiro é simbólico para essa campanha, pois representa o início de um novo ano, como uma página em branco onde cada pessoa pode reescrever sua história. A cor branca escolhida também simboliza renovação e esperança.

    Saúde Mental no País

    A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns no país e afeta milhões de brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, essa condição pode prejudicar a qualidade de vida, as relações sociais e o desempenho no trabalho. Dados indicam que a prevalência de transtornos mentais pode chegar a até 20% entre mulheres e 12% entre homens. Esses transtornos são uma das principais razões para o afastamento do trabalho, o que reforça a necessidade de ações que promovam o cuidado emocional e ampliação do acesso ao tratamento.

    Em 2024, dados da saúde suplementar revelaram que houve 305.009 internações psiquiátricas, correspondente a 3,4% do total de internações. Além disso, foram realizadas mais de 65 milhões de sessões de psicoterapia e mais de 7 milhões de atendimentos psiquiátricos no mesmo ano, demonstrando a demanda por cuidados nesta área.

    Em 2025, a ANS promoveu palestras voltadas para a adoção de hábitos saudáveis durante a Semana da Saúde, com conteúdo disponível no YouTube para que a sociedade tenha acesso às informações.

    Desde 2004, a ANS incentiva as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas voltados para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Hoje, há 20 programas específicos na área de saúde mental regulamentados pela ANS, refletindo um compromisso contínuo com a saúde emocional da população.

    Share.