A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta terça-feira (23), proibir o comércio e a divulgação dos medicamentos das marcas Bwell e Needs. Essas marcas pertencem ao grupo RD Saúde, que é dono das redes de farmácias Raia e Drogasil.
A proibição se deve ao fato de que a Anvisa apontou que a RD Saúde não possui autorização para produzir medicamentos, o que torna a medida válida para todos os produtos dessas marcas. A empresa alega que os produtos estão registrados na Anvisa e anunciou que pretende recorrer da decisão.
A restrição atinge não apenas os sites das farmácias do grupo, mas também qualquer pessoa ou empresa que comercialize ou faça propaganda dos medicamentos Bwell e Needs.
Nas redes sociais, muitos usuários expressaram preocupações sobre outros produtos das marcas, como cosméticos e suplementos. No entanto, a Anvisa deixou claro que a proibição se aplica apenas a medicamentos. Assim, itens de beleza, como protetores solares, e curativos não estão incluídos na medida. A situação dos suplementos e vitaminas vai depender daquilo que foi classificado pela agência.
Em nota, a RD Saúde reiterou que não produz medicamentos e que os produtos das marcas Bwell e Needs são fabricados por indústrias farmacêuticas que possuem as licenças necessárias e seguem rigorosamente as normas da Anvisa. A empresa ainda informou que apresentará mais detalhes sobre seus processos em um recurso administrativo que será enviado à Anvisa.
