Arroio do Sal se destacou no programa ‘Qualifica Vigilância em Saúde RS’, alcançando um dos melhores desempenhos entre os municípios do estado. O município cumpriu 22 das 25 metas estabelecidas pelo Governo do Estado, o que lhe rendeu o primeiro lugar na região do Litoral Norte e a inclusão entre os oito melhores desempenhos entre as 497 cidades gaúchas.

    Além disso, Arroio do Sal é um dos três municípios com população entre 10 e 20 mil habitantes que atingiram esse nível de excelência no ciclo de 2025. Nesta quinta-feira (4), a certificação foi entregue ao secretário municipal de Saúde, Wallace Cunha, à coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marcieli dos Santos, e ao coordenador de Vigilância Sanitária, Emílio Schaly, em uma cerimônia realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

    O evento contou com a presença do secretário adjunto de Saúde, Toninho da Silveira, e da técnica em Saúde, Roberta, além de gestores estaduais da saúde e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Durante a cerimônia, foi destacado que apenas 88 municípios conseguem realizar mais de 20 das ações previstas pelo programa, o que representa cerca de 18% das cidades do estado. A coordenadora Marcieli ressaltou que cumprir 22 metas é um indicativo do comprometimento da equipe com a qualidade do serviço público prestado à população.

    O programa ‘Qualifica Vigilância RS’ foi criado para fortalecer a capacidade de resposta dos municípios em situações de emergências sanitárias, surtos e epidemias. A iniciativa busca garantir transparência na gestão dos recursos, além de um acompanhamento contínuo e critérios técnicos nas ações de vigilância. O programa também prioriza municípios menores, que recebem uma parte proporcional maior dos investimentos, aumentando a eficiência na descentralização das ações.

    As áreas abordadas pelo programa incluem imunizações, controle de dengue e outras arboviroses, qualidade da água, emergências em saúde pública, sistemas de informação, processos de trabalho e educação em vigilância em saúde, entre outros.

    Share.