A equipe da missão Crew-11 está retornando à Terra mais cedo do que o planejado. A decisão foi tomada devido à saúde de um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O retorno está programado para ocorrer na noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro.
A Nasa transmitirá ao vivo a partida da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que deixará a estação espacial rumo ao planeta. A transmissão pode ser acompanhada pelos canais oficiais da agência a partir das 18h45, horário de Brasília. A previsão é que a cápsula se desacople da ISS por volta das 19h, também no horário de Brasília.
A aterrissagem da Crew-11 está marcada para as 5h40 de quinta-feira, 15 de fevereiro, no Oceano Pacífico.
O novo administrador da Nasa, Jared Isaacman, decidiu antecipar o retorno da tripulação após o cancelamento de uma caminhada espacial que estava agendada para 8 de janeiro. Os astronautas Mike Fincke e Zena Cardman, que fariam essa atividade, são parte da equipe que está deixando a ISS, junto com o astronauta japonês Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov.
A Nasa não divulgou detalhes sobre o problema de saúde enfrentado por um dos membros da crew, respeitando a privacidade do astronauta. Contudo, a agência informou que ele está em condição estável. Fincke confirmou que todos os membros da tripulação estão seguros e bem cuidados, ressaltando que a decisão de retornar foi tomada para que o astronauta pudesse receber a avaliação médica necessária na Terra.
Com o retorno de quatro astronautas, apenas três permanecerão na estação espacial: os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, da Roscosmos, e o astronauta Chris Williams, da Nasa.
A Nasa também está se preparando para a chegada da nova tripulação, chamada Crew-12, que estava prevista para meados de fevereiro. A antecipação do lançamento é uma das medidas que a agência está adotando em resposta à situação atual da Crew-11.
