Entendendo Expressões Numéricas na Matemática

    Compreender as expressões numéricas é essencial para quem quer mandar bem na Matemática. Aqui, vamos explorar algumas expressões e como resolvê-las, com exemplos práticos para ajudar você a fixar o conteúdo. Bora lá?

    Exercício 1

    Vamos resolver juntos a expressão abaixo. Você vai ter que escolher a alternativa certa!

    [
    \frac{10 + 2 \cdot (8 – 3)}{2} + 4^2 – 6
    ]

    Passo 1: Primeiro, vamos resolver o que está dentro dos parênteses.

    (8 – 3) dá (5). Agora a expressão fica assim:

    [
    \frac{10 + 2 \cdot 5}{2} + 4^2 – 6
    ]

    Passo 2: Agora, fazemos a multiplicação dentro dos colchetes:

    (2 \cdot 5) dá (10). A expressão agora é:

    [
    \frac{10 + 10}{2} + 4^2 – 6
    ]

    Passo 3: Resolva a divisão:

    [\frac{20}{2}] é igual a (10). Assim, a expressão fica:

    (10 + 4^2 – 6)

    Passo 4: Agora vamos resolver a potência. (4^2) é (16), então a expressão se torna:

    (10 + 16 – 6)

    Passo 5: Por fim, só precisamos somar e subtrair:

    (10 + 16 = 26)
    (26 – 6 = 20)

    Alternativa correta: a) 20.


    Exercício 2

    Agora, vamos a mais uma. Escolha a alternativa certa desta vez:

    [
    3 \cdot (5 + \frac{12}{4}) – 2^3 + 6
    ]

    Passo 1: Começamos resolvendo o que está nos parênteses:

    [
    12 \div 4 = 3
    ]

    Agora a expressão fica:

    [
    3 \cdot (5 + 3) – 2^3 + 6
    ]

    Passo 2: Somamos o que está dentro dos parênteses:

    [
    5 + 3 = 8
    ]

    A expressão agora é:

    [
    3 \cdot 8 – 2^3 + 6
    ]

    Passo 3: Fazemos a multiplicação:

    [
    3 \cdot 8 = 24
    ]

    Agora temos:

    (24 – 2^3 + 6)

    Passo 4: Agora, vamos resolver a potência:

    (2^3 = 8), então ficamos com:

    (24 – 8 + 6)

    Passo 5: Vamos para a última parte, resolvendo as operações restantes:

    (24 – 8 = 16)

    E agora:

    (16 + 6 = 22)

    Alternativa correta: b) 22.


    Exercício 3

    Preparado para mais um? Vamos lá! Escolha a alternativa certo:

    [
    8 + 3 \cdot (6 – 2)
    ]

    Passo 1: Primeiro, devemos resolver a expressão dentro do parênteses:

    (6 – 2 = 4)

    A expressão agora é:

    [
    8 + 3 \cdot 4
    ]

    Passo 2: Agora, fazemos a multiplicação:

    (3 \cdot 4 = 12)

    A expressão fica:

    (8 + 12)

    Passo 3: Agora, somamos:

    (8 + 12 = 20)

    Alternativa correta: c) 20.


    Exercício 4

    Vamos para o próximo desafio! Escolha a alternativa certa:

    [
    (15 \div 3) \cdot \left(2^3 – (6 + 4)\right) + 5
    ]

    Passo 1: Primeiro, dividimos:

    (15 \div 3 = 5), então a expressão virou:

    [
    5 \cdot (2^3 – (6 + 4)) + 5
    ]

    Passo 2: Dentro dos parênteses, resolvemos a soma:

    (6 + 4 = 10).

    Agora a expressão fica:

    [
    5 \cdot \left(2^3 – 10\right) + 5
    ]

    Passo 3: Agora, resolvemos a potência:

    (2^3 = 8), então continuamos com:

    [
    5 \cdot (8 – 10) + 5
    ]

    Passo 4: Resolva a subtração:

    (8 – 10 = -2), e agora temos:

    [
    5 \cdot (-2) + 5
    ]

    Passo 5: Multiplicamos:

    (5 \cdot -2 = -10), e agora:

    (-10 + 5 = -5)

    Alternativa correta: c) -5.


    Exercício 5

    Vamos para a última. Escolha a alternativa certa:

    [
    [18 \div (3 \cdot 2)] + {4^2 – [7 + (2 \cdot 3)]}
    ]

    Passo 1: Primeiro, resolva o que está nos parênteses:

    (3 \cdot 2 = 6). A expressão agora é:

    [
    [18 \div 6] + {4^2 – [7 + 6]}
    ]

    Passo 2: Agora vamos dividir:

    (18 \div 6 = 3), então a expressão vai para:

    (3 + {4^2 – [7 + 6]})

    Passo 3: Vamos resolver o que tem no colchete:

    (7 + 6 = 13). Agora ficamos com:

    (3 + {4^2 – 13})

    Passo 4: Resolvemos a potência:

    (4^2 = 16). A expressão agora é:

    (3 + {16 – 13})

    Passo 5: Agora, fazemos a subtração:

    (16 – 13 = 3), então fica:

    (3 + 3)

    Por fim:

    (3 + 3 = 6)

    Alternativa correta: a) 6.


    Conclusão

    Com esses exemplos, você pode praticar suas habilidades em resolver expressões numéricas. Pratique sempre que puder e não tenha medo de errar, isso faz parte do aprendizado! Mande a ver!

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.