Equações do 2º grau são equações polinomiais que envolvem um termo elevado ao quadrado. Elas aparecem em muitos contextos do nosso dia a dia. Por isso, é comum vê-las nas aulas de Matemática e também em provas e concursos.

    Estudar e entender essas equações é essencial! Então, bora praticar com exercícios práticos para fixar o que foi aprendido.

    Exercício 1

    Vamos resolver a equação ( x^2 – 7x + 10 = 0 ) utilizando os conceitos de soma e produto das raízes. Escolha a alternativa correta para as raízes da equação.

    Alternativas:

    • a) 1 e 6
    • b) 3 e 4
    • c) -2 e -5
    • d) 2 e 5

    Gabarito explicado:

    Para resolver essa equação do 2º grau, sabemos que a forma padrão é ( ax^2 + bx + c = 0 ). No nosso caso, temos:

    • ( a = 1 )
    • ( b = -7 )
    • ( c = 10 )

    As raízes podem ser determinadas pela soma e o produto:

    • Soma das raízes (S): ( S = -\frac{b}{a} = -\frac{-7}{1} = 7 )
    • Produto das raízes (P): ( P = \frac{c}{a} = \frac{10}{1} = 10 )

    Precisamos encontrar dois números que, quando somados, dêem 7 e, quando multiplicados, resultem em 10. Os números 2 e 5 satisfazem essas condições, pois:

    • ( 2 + 5 = 7 )
    • ( 2 \cdot 5 = 10 )

    Portanto, as raízes da equação são 2 e 5. A alternativa correta é:
    d) 2 e 5

    Exercício 2

    Agora, vamos resolver a equação ( 2x^2 – 5x – 3 = 0 ) usando a fórmula de Bhaskara e identificar a alternativa correta.

    A equação é:

    • ( a = 2 )
    • ( b = -5 )
    • ( c = -3 )

    Precisamos calcular o discriminante ( \Delta ):
    [
    \Delta = b^2 – 4ac
    ]
    Substituindo os valores temos:
    [
    \Delta = (-5)^2 – 4 \cdot 2 \cdot (-3) = 25 + 24 = 49
    ]

    Como ( \Delta > 0 ), a equação possui duas raízes:
    [
    x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}
    ]
    Substituindo:
    [
    x = \frac{-(-5) \pm \sqrt{49}}{2 \cdot 2} = \frac{5 \pm 7}{4}
    ]

    Calculando as duas possibilidades:

    1. Para ( +7 ):
      [
      x_1 = \frac{12}{4} = 3
      ]
    2. Para ( -7 ):
      [
      x_2 = \frac{-2}{4} = -\frac{1}{2}
      ]

    As soluções são ( x = 3 ) e ( x = -\frac{1}{2} ).

    Alternativa correta:

    Exercício 3

    Uma fábrica de brinquedos precisa projetar uma caixa retangular. O comprimento deve ser 3 cm maior que a largura, e a área da base deve ser 40 cm².

    Defina as variáveis:

    Seja ( x ) a largura da base. Então, o comprimento é ( x + 3 ).
    A área da base é:
    [
    A = largura \times comprimento
    ]
    Assim, temos:
    [
    40 = x(x + 3)
    ]

    Vamos reorganizar a equação:
    [
    40 = x^2 + 3x
    ]
    Ou:
    [
    x^2 + 3x – 40 = 0
    ]

    Agora, aplicamos a fórmula de Bhaskara:

    • ( a = 1 )
    • ( b = 3 )
    • ( c = -40 )

    Calculamos o discriminante:
    [
    \Delta = 3^2 – 4 \cdot 1 \cdot (-40) = 9 + 160 = 169
    ]
    [
    x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a} = \frac{-3 \pm 13}{2}
    ]

    As soluções são:

    1. ( x_1 = \frac{10}{2} = 5 )
    2. ( x_2 = \frac{-16}{2} = -8 ) (não faz sentido para largura)

    Portanto, a largura da base é 5 cm.

    Exercício 4

    Considere a equação ( x^2 – 5x + 6 = 0 ). Vamos resolvê-la utilizando o método da soma e produto.

    As raízes são 2 e 3, pois:

    • A soma:
      [
      2 + 3 = 5
      ]
    • O produto:
      [
      2 \cdot 3 = 6
      ]

    Portanto, as alternativas estão corretas:
    a) x1 = 2, x2 = 3.

    Exercício 5

    Uma função quadrática tem como raízes ( x = -1 ) e ( x = 4 ), e o coeficiente do termo ( x^2 ) é 2.

    A forma da função é:
    [
    f(x) = a(x – r_1)(x – r_2)
    ]
    Substituindo:
    [
    f(x) = 2(x + 1)(x – 4)
    ]
    Desenvolvendo:
    [
    f(x) = 2[(x^2 – 4x + x – 4)] = 2[x^2 – 3x – 4] = 2x^2 – 6x – 8
    ]

    Assim, a expressão completa da função é:
    f(x) = 2x² – 6x – 8.

    Conclusão

    Esses exercícios mostram como resolver equações do 2º grau com diferentes métodos. Praticar é fundamental para entender bem as equações. Divirta-se estudando!

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    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.