5 atrações turísticas com melhor classificação na França

atraçoes-turisticas-na-franca

Dos bulevares de Paris aos elegantes resorts à beira-mar da Côte d’Azur, a França oferece algumas das mais belas paisagens do mundo. Castelos de contos de fadas, catedrais gloriosas e aldeias perfeitas encantam os românticos. Ao mesmo tempo, os monumentos contemporâneos do país e o rápido trânsito de trens levam os visitantes dos arredores dos contos de fadas para o ambiente do século XXI.

Comece com a Torre Eiffel, o emblema moderno da França. Em seguida, descubra famosas obras-primas de arte no Museu do Louvre. Passe um dia fingindo ser da realeza no elegante Palácio de Versalhes. Economize tempo para refeições gourmet de lazer – a gastronomia tradicional francesa foi inscrita na lista da UNESCO de Patrimônio Cultural Imaterial.

Cada região tem sua própria culinária e cultura distintas. A região costeira da Bretanha oferece o charme do velho mundo de pitorescas vilas de pescadores e portos marítimos antigos, enquanto os Alpes franceses revelam a culinária saudável da região, com fondue de queijo e charcutaria, servidos em chalés aconchegantes próximos às pistas de esqui. Mime-se com tudo isso e saboreie o charme irresistível do país com nossa lista das principais atrações da França.

1. Torre Eiffel

atraçoes-turisticas-na-franca

O símbolo de Paris, a Torre Eiffel é um feito de engenho, tanto quanto um marco famoso. Esta estrutura de 8.000 peças metálicas foi projetada por Gustave Eiffel como uma exposição temporária para a Feira Mundial de 1889. Originalmente odiada pelos críticos, a torre de 320 metros de altura é agora um elemento amado e insubstituível do horizonte de Paris.

A graciosidade da Torre Eiffel lhe rendeu o apelido de “Dama de Ferro”. Os visitantes ficam impressionados com a delicada aeração da torre, apesar de seu tamanho monumental e os panoramas de tirar o fôlego em cada um dos três níveis.

Os turistas podem jantar com vista no primeiro andar ou deliciar-se no restaurante Le Júlio Verne, com estrela Michelin, no segundo andar. Na altura estimulante de 276 metros, o nível superior oferece uma vista panorâmica da cidade de Paris e além. As vistas se estendem por até 70 quilômetros em um dia claro.

2. Museu do Louvre

atraçoes-turisticas-na-franca

Em um palácio imponente que já foi uma residência real, o Louvre está entre as principais coleções europeias de belas artes. Muitas das obras mais famosas da civilização ocidental podem ser encontradas aqui, incluindo a Mona Lisa de Leonardo DaVinci, a Festa de Casamento em Caná de Veronese e a escultura de Vênus de Milo do século 1 aC.

A coleção deve sua riqueza às contribuições de vários reis que viveram no Louvre. Outras peças foram adicionadas como resultado dos tratados da França com o Vaticano e a República de Veneza, e dos despojos de Napoleão I.

O Louvre possui uma coleção impressionante de 35.000 obras de arte, incluindo inúmeras obras-primas. É impossível ver tudo em um dia ou mesmo em uma semana. Faça uma visita guiada privada ou concentre-se em uma lista das principais obras de arte para a experiência mais gratificante.

3. Palácio de Versailles

atraçoes-turisticas-na-franca

Mais do que apenas uma residência real, Versalhes foi projetada para exibir a glória da monarquia francesa. O “Rei Sol” Luís XIV transformou a pequena cabana de caça de seu pai em um opulento palácio com suntuoso interior barroco. O palácio tornou-se o símbolo de poder absoluto de Luís XIV e estabeleceu o padrão para as cortes principescas na Europa.

O arquiteto Jules Hardouin-Mansart criou a elegante fachada barroca e o luxuoso interior do Château de Versailles, que foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

O espaço mais emblemático do castelo é a Sala dos Espelhos, onde os cortesãos aguardavam uma audiência com Sua Majestade. Este corredor deslumbrante brilha com a luz do sol que entra pelas janelas e se reflete em enormes espelhos ornamentais.

Versalhes é igualmente conhecido por Les Jardins, jardins franceses formais com piscinas decorativas, arbustos perfeitamente aparados e fontes magníficas. Os jardins foram criados no século 17 pelo renomado paisagista André Le Nôtre e estão rodeados por 800 hectares de exuberantes parques.

Além dos jardins formais fica o Domaine de Trianon, que inclui o palácio Le Grand Trianon; O castelo Le Petit Trianon; e Le Hameau de la Reine, a vila pastoral fabricada de Maria Antonieta com pitorescas construções rústicas ao redor de um lago.

A aldeia de Maria Antonieta tinha originalmente uma fazenda e uma fazenda de gado leiteiro. Este local idílico foi projetado como um lugar para Maria Antonieta escapar da vida na corte e passar o tempo com seus filhos. Maria Antonieta também vinha aqui para passear e visitar amigos. A aldeia é um dos melhores lugares para se visitar no Château de Versailles para ter um vislumbre do mundo privado de Maria Antonieta. 

4. Cathédrale Notre-Dame de Chartres 

atraçoes-turisticas-na-franca

Por mais de oito séculos, a magnificência da Catedral de Chartres inspirou os fiéis, e alguns dizem que este santuário sublime restaurou a crença nos duvidosos. A catedral listada pela UNESCO exemplifica a glória da arquitetura gótica medieval.

A Catedral de Chartres é conhecida por seus maravilhosos vitrais, a maioria datando do século 13. Cobertura 2

A Catedral de Chartres é conhecida por seus maravilhosos vitrais, a maioria datando do século 13. Cobrindo 2.500 metros quadrados, os vitrais brilhantes permitem que a luz colorida penetre na vasta nave, criando um efeito etéreo. As janelas com detalhes intrincados revelam a habilidade incrível de retratar histórias bíblicas.

As rosáceas são especialmente notáveis ​​por seu incrível tamanho e detalhes. Outros destaques são a janela da Paixão, uma das mais originais em seu estilo e expressão, e a janela da Virgem Azul, que data do século XII.

De abril a outubro, a cidade de Chartres recebe um Festival das Luzes (Chartres en Lumières). Este evento público gratuito inclui espetaculares shows de luz à noite, iluminando a catedral e mais de 20 outros monumentos da cidade. A catedral é animada por cenas multicoloridas que lembram a fachada pintada da era medieval do monumento. Os shows de luz são acompanhados por música para uma apresentação verdadeiramente deslumbrante.

5. Provença 

atraçoes-turisticas-na-franca

É uma paisagem deslumbrante de olivais, colinas ensolaradas e campos de lavanda roxa profunda, com pequenas aldeias aninhadas nos vales e empoleiradas em afloramentos rochosos. O cenário vibrante encantou muitos artistas famosos, incluindo Cézanne, Matisse, Chagall e Picasso.

A beleza natural rústica e o encanto campestre da Provença levam os visitantes a um lugar onde a art de vivre é um estilo de vida. O clima abafado incentiva passeios de lazer pelas ruas de paralelepípedos e tardes passadas em terraços ensolarados de cafés ao ar livre. A Provença é também uma região conhecida pela sua deliciosa cozinha, à base de azeite, vegetais e ervas aromáticas.

A quintessencial cidade provençal, Aix-en-Provence é famosa por seus coloridos mercados ao ar livre e as centenas de fontes típicas do sul da França. Fascinantes ruínas antigas e festivais tradicionais distinguem a cidade de Arles. A cidade medieval de Avignon é o lar do Palais de Papes, listado pela UNESCO.

Mesmo pequenas aldeias, como Saint-Paul-de-Vence, Saint-Rémy e Gordes, têm locais históricos incríveis, museus fantásticos e um ambiente irresistivelmente pitoresco.