Auxílio academia: vale a pena aderir?

auxilio-academia-vale-pena-aderir

Para reter e atrair talentos, as empresas estão apostando em benefícios empresariais flexíveis e que atendam as necessidades de seus colaboradores. Hoje em dia, qualquer negócio precisa ir além do básico, investindo em benefícios que façam a diferença na vida de seus colaboradores e não sejam ainda tão comuns no mercado como o Auxílio Academia. 

Os benefícios flexíveis são essenciais na vida dos colaboradores, já que eles ajudam em questões como bem-estar e qualidade de vida. Além disso, uma empresa que oferece esse tipo de benefício demonstra que valoriza os colaboradores, o que pode ajudar a engajar profissionais e fortalecer a imagem do negócio como boa marca empregadora. 

O que é o Auxílio Academia?

O auxílio academia é um benefício flexível oferecido aos colaboradores que permite que eles frequentem uma academia através de parcerias ou planos feitos pela própria empresa. Assim, o profissional pode participar das atividades da academia sem ter nenhuma despesa. 

Esse é um excelente benefício para mostrar preocupação com a saúde dos colaboradores. Com o dia a dia tão corrido de trabalho, sobra pouco tempo para se exercitar e imagina se a pessoa ainda tiver de fazer a matrícula e adicionar mais um gasto em seu orçamento no mês. 

Pensando dessa forma, podemos ver que o auxílio academia pode ser um facilitador na vida dos colaboradores. O benefício praticamente zera a burocracia para começar a se exercitar, resolvendo toda a parte difícil e oferecendo aos colaboradores uma oportunidade prática de praticarem exercícios físicos regularmente. 

Como oferecer o Auxílio Academia em uma empresa? 

Existem três formas de oferecer o Auxílio Academia para os seus colaboradores. O primeiro deles é bem simples, nós recomendamos esse modelo para pequenos negócios locais, a dica é fazer parceria com a academia mais próxima ao seu escritório ou loja. 

Dessa forma, você arca com os custos, consegue obter um bom desconto no plano da academia, já que irá contratar planos para diversos colaboradores e oferece isto como benefício. 

O segundo meio de implementar o Auxílio Academia na empresa é entrar em contato com redes de academias maiores com filiais espalhadas por várias cidades ou contratar um plano empresarial em aplicativos do setor como o Gympass, que oferece cobertura de uma grande rede de academias por todo o Brasil. 

Esse caminho é uma boa pedida para empresas que funcionam em home office e tem colaboradores espalhados pelo país. Através de grandes redes ou aplicativos será possível oferecer o Auxílio Academia para todos os colaboradores do negócio. 

E o terceiro caminho é criar uma academia dentro da própria empresa. Essa é a forma mais trabalhosa e que gera mais custos para a implantação, afinal será preciso gastar com equipamentos e contratação de profissionais como personal trainers para guiar a rotina de atividades dos colaboradores. 

Porém, se você tem um local com espaço suficiente e um orçamento mais folgado, essa pode ser uma excelente opção para diminuir os custos a longo prazo. 

Vale a pena? Quais são os principais benefícios de oferecer o Auxílio academia para os colaboradores? 

Podemos dizer que sim, vale a pena aderir ao auxílio academia. Apesar de ser oneroso para a empresa como qualquer outro benefício que seja oferecido, este pode ser um investimento que ajude a empresa a fortalecer sua campanha de Employer Branding, atraindo assim os melhores profissionais do mercado. 

Confira abaixo quais são os principais benefícios de oferecer o Auxílio Academia em sua empresa:

Melhora o clima organizacional 

A maioria dos profissionais vê os demais colaboradores apenas como colegas de trabalho, o que limita a relação entre as pessoas a este ambiente. Ao estar em contato com os colegas, fora do ambiente de trabalho, os profissionais tendem a interagir mais entre si e essa é uma excelente maneira de uni-los. 

Dessa forma, o Auxílio Academia pode ser como fator importante para melhorar o clima organizacional da empresa, criando uma cultura forte, um pensamento integrado entre os profissionais. 

Diminuição do estresse e do presenteísmo 

Benefícios flexíveis como o Auxílio Academia são importantes para demonstrar a valorização dos colaboradores. Além disso, este benefício visa o aumento da qualidade de vida das pessoas, sendo muito importante para diminuir o estresse gerado pelo dia a dia de trabalho. 

A prática regular de exercícios físicos tende a aumentar a disposição dos colaboradores, permitindo ainda a diminuição do presenteísmo e do absenteísmo. Auxílios como este podem ser fundamentais para engajar o colaborador com a empresa, fazendo sua produtividade aumentar consideravelmente e tornando-o um embaixador da sua marca. 

Como podemos perceber, o Auxílio Academia traz benefícios que são cruciais para melhorar os resultados da empresa. Esse investimento pode compensar bastante os gastos com o aumento de produtividade no escritório. 

A dica para entender se realmente vale a pena implementá-lo em sua empresa é fazer uma pesquisa para saber o nível de adesão dos seus colaboradores. Se a resposta for positiva, escolha um dos caminhos e comece a implementação do Auxílio Academia em sua empresa.