A duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina está se tornando um projeto importante para a infraestrutura rodoviária no Paraná em 2025. Localizado no Norte Pioneiro, esse trecho faz parte de um conjunto de concessões que visa modernizar milhares de quilômetros de estradas estaduais e federais. Vamos falar um pouco mais sobre o que isso tudo significa e como afetará a vida por lá.

    O contrato de duplicação prevê melhorias ao longo de cerca de 50 quilômetros da BR-153. Além de duplicar a via, o projeto inclui ações focadas em segurança e fluidez no trânsito. A responsabilidade por essas obras está nas mãos da EPR Litoral Pioneiro, que ganhou a concessão em 2024, com a expectativa de entrega das melhorias até o começo de 2027.

    Essa obra não vai apenas focar na BR-153. Outras estradas importantes na região também estão no cronograma para receber melhorias, criando um sistema rodoviário mais moderno. A ideia é reduzir os pontos críticos e proporcionar mais previsibilidade para que motoristas e transportadores possam rodar tranquilos por ali.

    ### O que inclui a duplicação da BR-153?

    Na prática, a duplicação entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina incluirá 50,6 quilômetros de faixas duplicadas, além de vias marginais e ciclovias, totalizando 2,06 quilômetros. Isso ajudará a organizar melhor o trânsito, separando quem está de passagem de quem está se deslocando localmente. Evitar conflitos em cruzamentos é fundamental para a segurança de todos.

    As melhorias também incluem algumas estruturas que tornará o retorno nas estradas mais seguro e novo reforço no pavimento, o que deve trazer mais conforto para quem utiliza a via. Entre as obras, estão previstas:

    – 11 dispositivos de retorno em desnível e 6 ao nível da pista;
    – 5 pontes, 4 trevos e 19 viadutos;
    – Aproximadamente 180 mil toneladas de asfalto;
    – Estima-se que, durante as obras, mais de 1.200 empregos diretos sejam gerados.

    ### Por que essa duplicação é tão importante para a região?

    A BR-153 é uma via crucial, ligando municípios do Paraná a outros estados. Ela conecta produtores, indústrias e transportadores a grandes mercados. Jacarezinho é reconhecida por seus serviços de saúde, enquanto Santo Antônio da Platina se destaca como um polo comercial. Com a duplicação, os benefícios sairão da rodovia e chegarão a essas cidades.

    Outro ponto importante é que o novo modelo de concessão promete ajustar tarifas de pedágio de acordo com os investimentos realizados. Isso é uma resposta a críticas antigas sobre pedágios altos e a falta de infraestrutura. A expectativa é que, com as obras, o tempo de viagem diminua e a segurança aumente nos pontos mais críticos.

    ### Como a duplicação se encaixa nas concessões do Paraná?

    Essa obra faz parte de um grande pacote de concessões rodoviárias no estado, que abrange seis lotes e envolve mais de R$ 60 bilhões em investimentos em cerca de 3.300 quilômetros de estradas. O objetivo é equilibrar tarifas justas, segurança e a realização de obras fundamentais.

    Sob a gestão da EPR Litoral Pioneiro, novas duplicações e ampliações acontecerão em várias rodovias, como a BR-369 e a PR-092, até o sétimo ano da concessão. Somente no terceiro ano, mais de R$ 800 milhões devem ser investidos em novos trechos, incluindo 18 quilômetros de duplicação na BR-369 e 31 quilômetros de ampliação da BR-277.

    ### Os impactos no dia a dia

    Moradores de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e cidades vizinhas perceberão uma mudança nas suas rotinas. O acesso a escolas, unidades de saúde e comércio vai ficar mais fácil com a nova configuração das pistas, viadutos e passarelas, que trarão segurança extra para pedestres e ciclistas.

    Melhorar essa infraestrutura poderá também atrair novas empresas industriais e centros de distribuição, fortalecendo ainda mais a conexão do interior do Paraná com São Paulo e os portos do Sul e Sudeste. Assim, a BR-153 será vital na modernização das estradas e no crescimento econômico do Norte Pioneiro.

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