O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde. Durante o encontro, ele irá apresentar um plano que visa aumentar as parcerias entre países e empresas, com a intenção de promover a produção local e regional de medicamentos.

    O Brasil atualmente preside a “Coalizão Global para Produção Local e Regional” de vacinas, medicamentos e tecnologias, que tem como foco principal o combate a doenças negligenciadas e a assistência a populações que não têm acesso aos cuidados médicos necessários.

    De acordo com informações do Ministério da Saúde, até sexta-feira (7), Padilha e uma equipe da Fiocruz vão detalhar um plano de trabalho que pode levar à produção de medicamentos e vacinas de alto custo para doenças como câncer e diabetes. Além disso, o projeto busca enfrentar doenças que afetam a população, como malária, tuberculose, hepatites virais e HIV/aids.

    Este esforço se alinha à meta de garantir que mais pessoas tenham acesso a tratamentos essenciais, contribuindo para a melhoria da saúde global e reduzindo as desigualdades no acesso a medicamentos.

    Share.