A programação do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes de 2026, que será sediado em Brasília, foi divulgada neste sábado (11). A apresentação ocorreu durante uma coletiva de imprensa no Museu Nacional da República.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, seguindo as diretrizes da World Athletics. A competição reunirá atletas das categorias sênior e sub-20 em provas de rua. Esta é a primeira edição do campeonato a ser realizada na América do Sul.
Na ocasião, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, declarou que sediar o mundial mostra a capacidade da capital em receber competições internacionais. “Nossa cidade vai receber atletas de 40 países e abre portas para eventos internacionais que não aconteciam na América Latina”, disse. Ela ainda completou: “Nós temos estrutura, segurança e capacidade para receber competições desse porte. Tenho certeza de que será um grande evento e que Brasília vai se consolidar como referência internacional no esporte.”
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, enfatizou o aporte financeiro do governo local. “O governo está investindo quase R$ 5 milhões para viabilizar essa competição”, afirmou. “É um evento de grande magnitude, e a gente tem acompanhado toda a montagem. Não tenho dúvida de que faremos uma grande entrega aqui em Brasília.”
As disputas estão previstas para acontecer na Esplanada dos Ministérios. A escolha do local busca reforçar o papel da cidade no cenário esportivo mundial e aumentar sua visibilidade para eventos de grande porte.
A competição é um evento tradicional no calendário da World Athletics, responsável por definir os melhores marchadores e equipes do mundo. A modalidade de marcha atlética exige técnica específica, onde o atleta deve manter contato permanente com o solo e a perna de apoio permanecer reta. A etapa de Brasília integrará o circuito mundial que classificará atletas para outras competições internacionais.

