A Carreta Saúde da Mulher realizou um mutirão de atendimento em Primeiro de Maio e nas cidades vizinhas, reduzindo a demanda por exames na região. Entre os dias 6 e 11 de outubro, a ação, parte do projeto Paraná Rosa, atendeu não apenas as mulheres de Primeiro de Maio, mas também de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Florestópolis e Sertaneja. No total, foram feitos 1.172 exames e 371 consultas.

    O projeto ofereceu uma variedade de exames, incluindo mamografias, ultrassonografias vaginais, de mamas e de tireoide, além de exames de citopatologia. Um diferencial do atendimento foi que as mulheres que realizaram ultrassonografias saíram com os resultados na hora. Para mamografias e exames citopatológicos, as pacientes recebem um protocolo que permite acessar os resultados online em até cinco dias para mamografias e em até quinze dias para citopatologia.

    O secretário estadual da Saúde em exercício, César Neves, destacou a importância do atendimento, enfatizando que muitas mulheres não têm acesso regular a unidades de saúde e que essas ações ajudam a resgatar o controle sobre a saúde delas.

    Atualmente, a Carreta Saúde da Mulher está na cidade de Colorado, no Noroeste do Paraná. O atendimento na cidade ocorre até o sábado, 25 de outubro, na Praça Dom Bosco, no Centro. Além de Colorado, mulheres de outras cidades como Santa Fé, Paranacity, Santo Inácio, Flórida, Lobato, Uniflor, Munhoz de Melo, Itaguajé e Nossa Senhora das Graças também estão sendo atendidas.

    Paraná Rosa – Nesta 7ª edição, o projeto traz várias iniciativas voltadas para a saúde das mulheres, com foco em prevenção, autocuidado e acesso a serviços importantes, especialmente no contexto do câncer de mama e do colo do útero. Em Curitiba, também está programada uma Corrida da Vigilância em Saúde, que ainda não tem data definida. O evento pretende alertar sobre a importância da atividade física e envolver tanto servidores públicos quanto a comunidade.

    Durante o mês de outubro, 60 municípios estão exibindo o filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman. As exibições são acompanhadas de rodas de conversa que ressaltam a importância do diagnóstico precoce. Essa ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Cultura e o Sesc-PR.

    Além disso, o Governo do Estado está distribuiendo 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher em 22 Regionais de Saúde, com informações práticas sobre prevenção, autocuidado e os direitos das mulheres.

    Para mais detalhes sobre eventos relacionados, acesse aqui.

    Share.