A prefeitura de Caxias do Sul iniciou a preparação de um projeto de parceria público-privada (PPP) focado nas unidades básicas de saúde (UBSs), com previsão de lançamento em janeiro. O planejamento visa melhorar a infraestrutura dessas unidades, seguindo o modelo já adotado na PPP da Educação Infantil, que foi recentemente implementada na cidade.
Nesse novo modelo, a empresa que for contratada será responsável pela construção, reforma e manutenção das UBSs. Enquanto isso, a gestão dos serviços e das equipes de saúde ficará a cargo da Secretaria da Saúde.
A próxima etapa do projeto envolve identificar as UBSs que estão em condições estruturais mais precárias, além de mapear os bairros que necessitam de ampliação nos serviços de saúde. Essa análise é fundamental para decidir quais unidades serão incluídas no contrato da PPP.
Na semana passada, uma equipe da Secretaria da Saúde, liderada pelo secretário Rafael Bueno, visitou Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da visita foi conhecer a experiência da PPP de saúde daquela cidade, que atualmente atende 69 unidades. Esta experiência em Belo Horizonte também inspirou o modelo de PPP para as escolas infantis que será implementado em Caxias em 2026.
Em relação à saúde, a Secretaria de Saúde de Caxias já enviou 996 pacientes para consultas em outras cidades da região desde o início deste mês. Essa estratégia foi viabilizada por meio do programa Assistir, do governo do Estado, que destina recursos às unidades de saúde.
As principais cidades para onde os pacientes de Caxias estão sendo encaminhados são Nova Petrópolis, Nova Prata, Gramado e Garibaldi, mas também já houve atendimentos em Passo Fundo e Igrejinha. O município responsável pela consulta arca com o transporte dos pacientes, que é organizado de acordo com a especialidade médica necessária. Anteriormente, as pessoas de Caxias só eram enviadas para Porto Alegre em busca de consultas e procedimentos que não estavam disponíveis na rede municipal.
