A governadora Celina Leão inaugurou, neste sábado (20), a reforma dos campos sintéticos da QNJ 18/19, em Taguatinga Norte, e da QS 427, em Samambaia. As intervenções foram entregues com melhorias de segurança, acessibilidade e conforto para os frequentadores, além da distribuição de kits esportivos para crianças e adolescentes atendidos por escolinhas que funcionam nos equipamentos.

    Em Taguatinga Norte, a reforma teve investimento de R$ 1,97 milhão, com recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel de Castro. A obra incluiu a substituição completa do gramado sintético, o reforço estrutural dos alambrados, a construção de novas calçadas e a implantação de um sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo o governo, o campo tem área total de 3.375 m² e já está disponível para as atividades esportivas e de lazer da comunidade.

    Já em Samambaia, a recuperação do espaço teve como diferencial a participação do programa Renova DF, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet-DF), em parceria com o Senai. Ao todo, 155 alunos atuaram diretamente na execução dos serviços de restauração. O trabalho incluiu a retirada da grama antiga, regularização e compactação do piso, instalação de novo gramado com areia e borracha granulada, manutenção do alambrado, colocação de novo portão de acesso e troca das traves.

    O entorno do campo também passou por melhorias. Os bancos de reserva foram reformados e receberam cobertura, enquanto o pergolado, as calçadas e a Praça de Exercícios Comunitários (PEC) foram recuperados para uso da vizinhança. Além disso, o sistema de drenagem foi aperfeiçoado com a construção de uma mureta de contenção e de uma vala de drenagem superficial.

    Durante a entrega, a governadora afirmou que a iniciativa busca oferecer espaços de lazer e prática esportiva à população. O secretário Executivo de Esporte e Lazer, Mateus Bahia, disse que as reformas fazem parte de um conjunto de intervenções para viabilizar estrutura adequada aos pontos desportivos. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destacou o caráter formativo do Renova DF e disse que mais de 180 alunos passaram pela obra de Taguatinga em um processo de aprendizagem. Em Samambaia, o programa envolveu 155 estudantes na execução dos serviços.

    Moradores, professores e alunos comemoraram as entregas. O técnico do União Futsal, Deivid Ferreira, afirmou que o antigo campo não oferecia segurança para a prática esportiva. Crianças que utilizam os espaços também relataram melhora nas condições de jogo após a reforma, com destaque para o nivelamento do gramado e a troca das traves.

    Share.
    Nilson Tales

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.