No primeiro fim de semana de novembro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul devem enfrentar chuvas intensas e risco de temporais. Segundo previsões meteorológicas, algumas regiões podem registrar mais de 100 milímetros de chuva, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e interrupções de energia elétrica, afetando, inclusive, as capitais São Paulo, Curitiba e Campo Grande.

    A meteorologista responsável, Josélia Pegorim, esclarece que esse clima instável não é devido a uma frente fria, mas sim à combinação de calor intenso, alta umidade e ventos em diferentes camadas da atmosfera. Essa mistura contribui para a formação de nuvens carregadas, resultando em áreas de instabilidade que devem se prolongar durante o fim de semana.

    No sábado, dia 1º, a chuva mais forte deve atingir o oeste e o centro-norte do Paraná, o centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, assim como o oeste e sul de São Paulo, especialmente nas áreas de fronteira com o Paraná. Em outras partes desses estados, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes durante a tarde e à noite. As capitais também correm o risco de temporais localizados.

    Para o domingo, dia 2, a previsão é de que a circulação dos ventos mude, o que irá espalhar as áreas de instabilidade pelo estado de São Paulo. Assim, o risco de chuvas intensas aumentará em quase todas as regiões paulistas. Existe a possibilidade de acúmulos significativos de água, podendo causar o transbordamento de córregos em áreas urbanas.

    Entre sábado e domingo, a previsão é que a quantidade de chuva acumulada varie entre 50 e 100 milímetros na maior parte dos três estados, com alguns locais superando a marca de 100 milímetros.

    Diante dessa situação, a meteorologista alerta a população sobre os riscos associados a chuvas fortes e contínuas. Alagamentos, quedas de árvores e enchentes repentinas são preocupações reais. É recomendado que as pessoas sigam os alertas da Defesa Civil e evitem se deslocar para áreas de risco durante os temporais.

    Share.