A forma certa de escrever 50 por extenso é cinquenta, com “qu”.

    Cinquenta é um número que resulta da multiplicação de 5 (cinco) por 10 (dez), ou seja, 5 x 10 = 50. Também pode ser obtido pela soma de 40 (quarenta) mais 10 (dez), assim, 40 + 10 = 50. Sua origem é o latim quinquaginta, que explica porque escrevemos com “qu”.

    Cinquenta ou cinqüenta?

    Antes do Novo Acordo Ortográfico, que começou em 2009, escrevíamos “cinqüenta”, com o trema.

    Após essas mudanças, o trema foi removido e questões como: cinquenta, frequente, consequência e sequestro, perderam esse acento.

    O trema era usado para marcar a letra “u” nas sílabas “que”, “qui”, “gue” e “gui”. Em muitos casos, o “u” não era falado, como em palavras como: português, mangue, guiar, esquiar e queijo.

    Esse acento ajudava a mostrar que o “u” deveria ser pronunciado em palavras como: cinquenta, aguentar, linguiça e aquífero, por exemplo.

    Exemplos:

    Veja alguns exemplos com a palavra cinquenta:

    • Achei uma nota de cinquenta reais no meio da rua.
    • Gastei cinquenta reais com frutas essa semana.
    • Cinquenta litros de cerveja são suficientes para o almoço em família.
    • Sua mãe vai fazer cinquenta anos neste sábado. Já comprou o presente dela?
    • Eu nunca pagaria cinquenta reais por uma blusa como essa.

    Como se escreve 50%?

    Um ponto legal é que, para escrever 50 de outras maneiras, usamos a mesma grafia e acrescentamos mais informações. Por exemplo, 50% se escreve cinquenta por cento, deixando claro que é uma porcentagem.

    Isso também vale para outros casos, como em 50.000, que se escreve cinquenta mil. Assim, mantemos o número e apenas explicamos a forma ou quantidade que estamos utilizando.

    Share.

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.