As estatísticas mostram que muitos motoristas e passageiros ainda não estão atentos ao uso dos cintos de segurança. Durante as próximas duas semanas, as estradas de todo o Brasil estarão mais movimentadas. Com o tempo dentro do carro aumentando, é comum relaxar e até esquecer de usar o cinto. Em situações de acidente ou quando o veículo para, algumas pessoas costumam desligar o motor e retirar o cinto. No entanto, é fundamental que todos no carro coloquem o cinto novamente antes de retomar a viagem.
De acordo com dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o uso dos cintos reduz o risco de morte em acidentes. Para quem está na frente, esse risco cai até 60% com o uso do cinto. Já para os passageiros de trás, a redução é de 44%, o que ainda é um número significativo. Especialmente para quem está no meio do banco traseiro, não usar o cinto torna quase nula a possibilidade de sobrevivência em acidentes graves. Isso acontece porque, nesse caso, não há encostos dos bancos dianteiros que possam ajudar a diminuir o impacto.
As multas por não usar o cinto de segurança tiveram um aumento significativo. Entre 2007 e 2024, houve um aumento de 145%, muito maior do que o crescimento da frota de veículos no mesmo período. Além disso, câmeras de vigilância em estradas podem flagrar motoristas e passageiros sem cinto, enviando imagens da infração para as autoridades.
Dirigir cansado é outro grande problema nas estradas, especialmente à noite. Pesquisadores do Reino Unido e da China testaram diversas formas de usar assistentes de voz como alerta para motoristas sonolentos. Interagir ativamente, como repetir ou responder perguntas, foi a abordagem mais eficaz para manter os motoristas atentos. Atualmente, a maioria dos carros apenas acende uma luz no painel caso o motorista apresente sinais de sonolência.
### Planos das Montadoras até 2026
Entra dezembro e, com ele, começam a surgir as expectativas sobre os lançamentos de 2026. Três grandes montadoras se destacaram ao apresentar suas previsões. A Ford, por exemplo, tem 25 novidades em andamento até 2027. Entre as principais, estão a picape Ranger híbrida plugável, o SUV Everest de sete lugares, já disponível na Argentina, e o SUV Territory, importado da China.
Em um acordo internacional, a Ford e a Renault desenvolverão dois automóveis elétricos baseados na plataforma Ampere, da Renault. É curioso lembrar que, quando a Ford comprou a Willys e lançou o Corcel em 1968, o carro era uma versão do Renault 12 adaptada. Isso demonstra a colaboração entre as montadoras ao longo dos anos.
A Renault, por sua vez, planeja lançar novos modelos a partir de sua nova plataforma GEA em 2026, que trará tecnologia com baixas e zero emissões. Além de dois novos modelos, a montadora promete atualizar um dos modelos já existentes. Para 2027, está previsto o lançamento de uma nova plataforma elétrica da Renault, juntamente com um modelo totalmente inédito.
A Volkswagen também está com novidades. O primeiro híbrido flex produzido será um SUV compacto, que está programado para ser lançado em 2026. Outras atualizações incluem a nova geração do T-Cross e o Tiguan atualizado, que será importado do México. A fábrica de motores em São Carlos, SP, vai produzir um motor 1,5L TSI Evo2 flex.
### Europa Retorna em Relação a Veículos Elétricos
A União Europeia (UE) fez mudanças importantes em sua política sobre veículos, adiando a proibição da venda de motores a combustão interna para 2035. Na semana passada, a agência de notícias Reuters informou que esse recuo ocorreu após muitas críticas da indústria automotiva e de governos de países como Alemanha e Itália.
A nova proposta da Comissão Europeia permite que veículos híbridos plug-in, elétricos com extensor de alcance, híbridos básicos, além de motores a combustão interna, continuem a ser vendidos após 2035. Também serão oferecidos incentivos para a compra de veículos elétricos pequenos fabricados na UE e frotas empresariais. Essa mudança dá mais flexibilidade para a indústria automotiva e os governos, visando estimular os veículos elétricos e também viabilizar a venda de diferentes tipos de automóveis, especialmente em países com menor poder aquisitivo.
Isso é particularmente relevante porque construir uma infraestrutura de recarga em estradas é caro. A maioria das pessoas não pode arcar com a compra de um carro elétrico para uso urbano e outro a combustão ou híbrido para viagens longas.
Essa é a segunda mudança importante da Comissão Europeia em 2023 em relação a metas de emissão. A nova flexibilidade permitirá que a indústria se ajuste às realidades do mercado, como a recente queda na demanda por carros elétricos nos Estados Unidos após o término de um incentivo fiscal federal.
### Lexus NX 450h+: Um Híbrido que Surpreende
Os veículos híbridos plugáveis, como o Lexus NX 450h+, são uma excelente opção para quem procura uma alternativa aos carros 100% elétricos. Eles oferecem uma boa autonomia e o motorista não precisa se preocupar em encontrar pontos de recarga ao longo de viagens. A Lexus, marca de luxo da Toyota, apresenta esse modelo com um equilíbrio interessante entre desempenho e economia de combustível.
O Lexus NX 450h+ tem medidas típicas de um SUV médio, com 4.660 mm de comprimento e espaço no porta-malas de 545 litros, um verdadeiro destaque. O peso, no entanto, é um pouco elevado, com quase duas toneladas. O motor a combustão tem 187 cv e é combinado com dois motores elétricos, totalizando 308 cv de potência. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
O modelo vem com um carregador de parede e um portátil, com recarga da bateria de 18,1 kWh levando cerca de 2 horas e 45 minutos. Sua autonomia urbana é de 798 km, um número superior à rodoviária, que é comum em híbridos plugáveis. Esse carro é bem avaliado em situações de tráfego intenso e também é eficaz em ultrapassagens nas rodovias.
Ele possui diversos modos de operação, incluindo um que carrega automaticamente a bateria durante a condução. Além disso, a central multimídia de 14 polegadas oferece integração com Android Auto e Apple CarPlay e aceita comandos de voz. O isolamento acústico do veículo é de alta qualidade, e o espaço interno é generoso, tanto na frente quanto atrás. A garantia oferecida é de 10 anos, refletindo a confiança na qualidade do modelo.
O preço desse modelo é de R$ 480.990.
Assim, finalizamos um ano de muitas informações sobre o setor automotivo e suas inovações. Que o próximo ano seja repleto de novidades e melhorias. Desejo a todos um feliz Natal e um próspero ano novo!
