Como juntar dinheiro para viajar: saiba 6 dicas infalíveis

como-juntar-dinheiro-para-viajar

Alguns minutos nas redes sociais e blogs de viagens são suficientes para manter nossa lista de destinos em constante crescimento. 

Praias paradisíacas, cavernas, cidades cosmopolitas, montanhas e desertos atraem a atenção das pessoas, e em breve perguntaremos: como economizar dinheiro para viajar e aprender sobre todos esses lugares? 

Fique tranquilo, esse problema é mais comum do que você pensa! A boa notícia é que existem muitas estratégias para manter o foco e fazer as economias necessárias para conhecer muitos destinos incríveis. Confira as melhores dicas abaixo para economizar dinheiro e efetivamente tirar seu plano do papel.

Quais os principais custo de uma viagem?

Antes de entender como juntar dinheiro para viajar, é importante entender todos os custos envolvidos em viagens. Portanto, é fácil saber quanto dinheiro precisa ser economizado para conhecer o destino dos sonhos. Veja os principais custos:

transporte;

comida;

residência;

Ingressos para passeios e atrações;

seguro;

compras.

Nas viagens internacionais, também é necessário estimar os custos burocráticos e monitorar as variações das taxas de câmbio. Em conclusão, as passagens aéreas tendem a ocupar a maior parte do orçamento – sejam viagens internacionais ou domésticas. 

Depois, há hospedagem e alimentação. No entanto, sabendo disso, o primeiro passo no planejamento financeiro é estudar todos os valores e estimar o preço final da viagem. Então, basta adotar uma estratégia diferente para economizar custos com viagens.

1. Como juntar dinheiro para viajar: organize sua vida financeira

Você sabe quanto dinheiro você ganha e gasta todos os meses? A primeira etapa para saber como juntar dinheiro para viajar, é criar uma planilha de despesas mensal. Portanto, as transações financeiras devem ser analisadas, desde as despesas fixas e até as que envolvem cartão de crédito e milhas de viagem.

Essa etapa é fundamental porque mostra quais são as principais despesas e ajuda a entender a dinâmica financeira ao longo do mês. 

Portanto, essas informações ajudam a definir as melhores técnicas para economizar o dinheiro necessário para viagens.

2. Como juntar dinheiro para viajar: determine a quantidade de economia mensal

É possível viajar com pouca bagagem. No entanto, o planejamento precisa ser realista, principalmente para quem quer economizar. Portanto, é necessário saber o custo médio da viagem para definir quanto será economizado a cada mês.

Além disso, com a planilha em mãos, você pode verificar se pode economizar esse valor para as despesas diárias ou se é necessário adequar seu estilo de vida.

3. Como juntar dinheiro para viajar: mude seus hábitos

Entrega todo fim de semana? Compras extras não planejadas? Comer em um restaurante caro? Mudar esses hábitos é uma ótima maneira de economizar dinheiro em viagens, e você ficará surpreso com o quanto gasta em atividades diárias simples.

Cozinhar em casa, usar transporte público e escolher viagens gratuitas nos finais de semana terão um impacto financeiro positivo e ajudará a economizar mais dinheiro para viagens.

4. Como juntar dinheiro para viajar: ganhe uma renda extra

Para quem deseja economizar um ano nas despesas de viagem, a renda extra é uma boa opção. Você pode trabalhar como freelancer em sua área profissional ou buscar oportunidades em outras áreas, como vendas pela Internet.

Mudar hábitos e ganhar uma renda extra são técnicas simples de como economizar dinheiro para viagens e têm um impacto significativo em seu orçamento final. Portanto, vale a pena analisar estilos de vida e buscar oportunidades de aumento de renda.

5. Como juntar dinheiro para viajar: estabeleça metas e prazos

Não adianta saber economizar em viagens sem fazer um planejamento estratégico. Portanto, agora que você sabe como aumentar sua receita, pode definir metas financeiras e prazos para atingi-los.

Desta forma, você saberá quando coletou todos os fundos necessários para realizar a jornada dos seus sonhos. Lembre-se de manter o foco e economizar a quantia necessária todos os meses.

6. Como juntar dinheiro para viajar: Tenha um cofrinho

Eu já falei disso como uma dica no post sobre como juntar dinheiro rápido, mas vale a pena reforçar aqui.

É importante que você cultive o hábito de economizar dinheiro com muita disciplina.

Toda moeda ou nota que estiver dando bobeira vai para esse cofrinho, que pode ser no formato de um porco, uma garrafa/jarra ou até mesmo uma caixa de sapato.

Para reforçar o comprometimento das pessoas envolvidas (ainda vamos falar sobre isso), deixe uma foto do lugar para onde você vai viajar perto desse cofrinho.

Assim, todas as vezes que você (e outras pessoas também) olhar para essa imagem vai se lembrar de seu planejamento e vai se sentir motivado para cumpri-lo.

Você não imagina a força que essa estratégia tem no seu dia a dia.

Dica extra: faça pesquisas nas ofertas disponíveis 

Antes de comprar qualquer coisa, é muito natural fazer pesquisas e comparar os preços.

Entretanto, a gente faz isso quando vai adquirir praticamente qualquer produto ou serviço.

Mas, então, por que não fazer isso com a sua viagem? Afinal, é o nosso dinheiro que está em jogo!

Faça pesquisas profundas para descobrir o melhor preço e, se possível, tente negociar com as empresas para verificar se não há outros descontos disponíveis.

Com o advento da internet por exemplo, é muito fácil fazer isso.

E que fique claro: não estamos falando apenas das agências de viagem ou aquelas empresas que organizam passeios, cobrando uma boa parcela para fazer esse trabalho.

Em outras palavras, se você está organizando todos os detalhes de sua viagem vai ter que pesquisar ainda mais e fazer muita comparação de preço.

Às vezes dá para negociar o destino, o tempo de hospedagem, comprar com outras pessoas (compras coletivas) e até combinar a forma de pagamento (lembrando sempre de chorar um desconto se você tiver dinheiro para fazer um pagamento à vista).

Qual o melhor lugar para procurar?

Sites como Booking, Decolar, Trivago, Expedia, TripAdvisor, Skyscanner, Viajanet e Submarino. Isso sem falar nas milhas do cartão de crédito ou trocadas por sites acumuladores de pontos, como Multiplus e Dotz.

Portanto, esse assunto é tão extenso que pode dar, tranquilamente, um outro artigo inteiro aqui no Clube do Valor. Sabendo quanto você pode economizar, escolha uma forma de guardar esse dinheiro. 

Existem diversas maneiras, do cofre de porquinho ao cofre do banco por exemplo. O importante é que quando chegar a semana da viagem, seu dinheiro esteja disponível para você usar quando bem entender. 

Mas atenção: guarde de uma maneira que você tenha certeza de que não vai mexer. Alguns conseguem manter pequenos cofres em casa, deixar em envelopes ou até no colchão. Outros optam por abrir uma conta no banco à parte. Pense que esse dinheiro não é seu e que você não pode gastá-lo de jeito nenhum até a viagem. 

Além disso, é claro, tenha certeza de que ele está bem seguro. Guarde em um local que só você saiba onde está, se possível, sempre conte ou tire um extrato para saber se não está faltando e garanta que no dia da viagem, você terá o valor total à sua disposição.