Como se tornar um profissional da área de turismo

como-tornar-profissional-area-turismo

Gostaria de trabalhar com turismo, mas não sabe como se tornar um profissional nessa área? Então, continue lendo esse artigo.

Você é do tipo que associa o trabalho de turismo a um mundo de viagens e diversão? Então, saiba que trabalhar com turismo vai muito além de conhecer belas paisagens e cenários históricos. 

Na verdade, a rotina de um profissional dessa área é de muito trabalho e dedicação, até porque esse mercado é extremamente competitivo.

Preparar pacotes turísticos, oferecer serviços aos turistas, planejar passeios e viagens, organizar hospedagens, eventos corporativos, administrar redes hoteleiras, são só algumas funções exercidas. 

Se você estava certo e é com Turismo mesmo que quer seguir carreira, então, confira nesse artigo o que precisa fazer para se tornar um profissional na área de turismo.

O profissional da área de turismo

Para começar é bom conhecer um pouco do perfil de um profissional da área de turismo. Como essa atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisa, quem deseja ter sucesso nesse ramo, precisa, primeiramente, investir bastante em estudos e pesquisas.

O mais vantajoso dessa área é que ela permite que o profissional possa atuar em mais diferentes ramos, desde, por exemplo, visitar e negociar locais para determinados eventos (congressos, feiras, seminários, cursos, etc.), até conhecer hotéis que a organização irá recomendar aos participantes, definir companhia aérea, a empresa que fará o traslado do aeroporto ao local de acomodação, a alimentação, determinar os passeios turísticos e as confraternizações durante a programação.

E mais, ainda tem profissional de turismo que é encarregado por ser guia de viagens, agente de aeroporto, despachante de vôos, por planejar o roteiro, a rota, o número de pessoas, horários de saída e chegada, explanar sobre a história e particularidades do lugar, organizar o horário de retorno, conferir se todos estão presentes, conhecer bem locais que possam prestar pronto-atendimento, etc.

Enfim, há uma infinidade de possibilidades para quem deseja atuar na área de turismo, por isso, o profissional da área de turismo precisa ter espírito administrativo e organizador, curiosidade, gostar de história e de explorar novos locais.

Nesse sentido, falar mais de uma língua é muito importante para quem deseja crescer na profissão, investir em cursos de Inglês, espanhol e o que puder aprender só irá criar um diferencial no currículo, não esquecendo, principalmente, de Libras.

Qualidades fundamentais de um profissional da área de turismo

  • Falar mais de um idioma
  • Ser um bom administrador
  • Conhecer geografia e lugares
  • Amar pesquisar sobre lugares
  • Ser comunicativo
  • Ser flexível
  • Gostar de explorar e conhecer outras culturas
  • Gostar de estudar e aprender coisas novas 

Você se enquadra nesses quesitos? Então, o mercado de Turismo é para você!

Mercado de trabalho para Turismo

Sem dúvida, o mercado de turismo é um dos mais diversificados, já que permite atuar em agências de viagens, hotéis, museus, cruzeiros, eventos, empresas aéreas, clubes, entre muitas outras possibilidades.

E, certamente, um mercado amplo e diversificado se traduz em mais oportunidades e o Brasil tem muito a oferecer nesse sentido.

Embora ainda não seja plenamente explorado, e até com a recente pandemia, em função do coronavírus, o mercado de Turismo tem um grande potencial no Brasil, com o número de turistas crescendo muito ao longo dos anos.

Trabalhos com mais demanda na área de Turismo:

  • Agências de turismo
  • Hotéis e restaurantes
  • Coordenação de eventos
  • Consultoria a empreendimentos turísticos
  • Empresas de transporte (avião, ônibus, navios, agências de traslado, etc.)
  • Empresas de produção e execução de roteiros turísticos
  • Empresas de marketing de turismo

Curso de Turismo online

Não é de hoje que cursos de Turismo têm uma grande procura, até mesmo, pelas oportunidades dentro dessa área de atuação que, como já vimos, são diversas e promissoras.

Por isso, o curso de turismo tem tido muita procura nas universidades brasileiras, oferecido tanto em grau de bacharelado quanto tecnológico, podendo ser feito de forma presencial ou a distância.

E o mais interessante é que hoje existem muitas opções de cursos online, e gratuitos, na internet.

A dica, no entanto, é não se limitar a fazer o curso online de Turismo, é aproveitar para fazer também as muitas outras opções de cursos que plataformas gratuitas disponibilizam, como Inglês, espanhol, Libras, Administração, enfim, cursos que vão lhe abrir caminhos dentro do mercado do Turismo.