Como usar o whatsapp business?

como-usar-whatsapp-business

Já ouviu falar em WhatsApp Business, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e se vale a pena, ou não, implementar em sua empresa? Então, continue lendo, pois vamos falar aqui sobre tudo que precisa saber sobre essa ferramenta.

Então, primeiramente, vale saber que o WhatsApp Business é uma ferramenta desenvolvida especialmente para empresas, a qual facilita o atendimento ao cliente, com o envio de mensagens e notificações de forma rápida e eficaz.

Se ainda não o implementou em sua empresa, saiba que desde que foi lançado, em 2018, se tornou um enorme sucesso. 

Confira abaixo porque apostar nessa importante ferramenta comercial! 

Como funciona o WhatsApp Business?

Primeiramente, vale saber que o WhatsApp Business e é uma conta comercial, voltada para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte e, dentre outras coisas, a ferramenta permite ter múltiplos atendentes, criar chatbots e realizar integrações e automatizações aprovadas pela WhatsApp Inc..

Sem falar que empresas pequenas ganham uma imagem mais séria e profissional, pois os usuários saberão que estão tratando com uma conta empresarial, e poderá enviar informações úteis sobre o seu negócio dentro do próprio perfil, desde localização, ramo, descrição, site e e-mail.

E também poderá definir mensagens automáticas, como estabelecer uma mensagem de ausência, para ser enviada quando você não puder responder, ou mesmo, criar uma mensagem de apresentação, que será a primeira impressão que o cliente terá de sua empresa. 

Enfim, muitas são as possibilidades que essa ferramenta oferece, quer saber mais  noticias do whatsapp agora? Então, continue lendo.

É possível migrar do WhatsApp para o WhatsApp Business?

A resposta é SIM, e também é possível utilizar ambos os aplicativos, WhatsApp Messenger e WhatsApp Business, em um mesmo aparelho, só precisando que cada conta seja vinculada a um número de telefone diferente, pois não é possível ter mais de uma conta com o mesmo número.

E se também seu celular possuir entrada para dois chips, basta utilizar cada aplicativo vinculado a um chip. Já, caso seu celular só tenha um, então,  será preciso escolher uma das versões.

Mas, é possível migrar de uma conta padrão para uma Business sem perder todos os dados, contatos e conversas anteriores?

A resposta é SIM, pois a ferramenta permite migrar todas as suas conversas da conta antiga para a nova, bastando realizar os 7 passos seguintes:

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business ;
  2. Abra o aplicativo;
  3. Clique em concordar e continuar;
  4. Dê permissão para que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  5. Insira seu número de telefone comercial;
  6. Permita transferir o número de telefone para o WhatsApp Business;
  7. Clique em continuar e insira o código recebido.

Pronto… será iniciada a restauração do backup de mensagens, basta esperar alguns minutinhos e já poderá desfrutar das vantagens da conta nova sem perder nenhum dos seus dados importantes.

Mas, atenção, antes de iniciar a migração para a conta nova, faça um backup de todas as suas mensagens e arquivos no Google Drive, só assim conseguirá transferir seus dados. Vale ter em mente, também, que após concluído o backup, não poderá mais voltar atrás, e transferir de volta para o WhatsApp Messenger.

É possível usar telefone fixo no WhatsApp Business?

A resposta é SIM, o que torna a ferramenta ainda mais interessante, poder utilizar o telefone fixo para criar uma conta no WhatsApp Business.

Então, embora não seja possível utilizar as versões WhatsApp Business e WhatsApp Messenger com um único número de celular, por outro lado, se cadastrar o WhatsApp comercial com um telefone fixo, será sim possível usar ambos os aplicativos em um mesmo chip.

Nesse caso, se quiser criar uma conta utilizando o telefone fixo no WhatsApp Business, é só seguir os sete passos mostrados acima e na hora de verificar o número (passo 5) escolher a verificação por ligação, e não por SMS.

Lembrando, mais uma vez, que depois que se cadastrar no WhatsApp Business, não será mais possível alterar o nome da sua empresa, por isso, muita atenção nessa hora.

WhatsApp Business e marketing

Pronto, agora é a hora de aprender a utilizar técnicas de WhatsApp marketing para captar, engajar  e fidelizar clientes.

A primeira dica é aumentar o engajamento dos clientes enviando notificações informativas, mas que sejam relevantes e sem exageros, que sejam úteis e desejem recebê-las. 

Um exemplo é atualizar os clientes sobre o status de encomendas, enviar lembretes de horários de consultas, anunciar a chegada de alguma novidade à loja, alguma promoção relâmpago,  responder perguntas e fornecer suporte aos seus clientes em tempo real, acompanhar o pós-consulta…

O importante é que a ferramenta possibilita que sua empresa esteja presente 24 horas por dia para seus clientes.

 

Veja também Qual aplicativo substitui o WhatsApp?