Após a conclusão dos campeonatos nacionais de futebol, a composição das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro está definida. Ao todo, 156 clubes participam das quatro divisões. Enquanto as Séries A, B e C têm 20 times cada, a Série D contará, pela primeira vez, com um total de 96 equipes.
Devido à realização da Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez alterações no calendário das competições. A Série A começará no dia 28 de janeiro, uma quarta-feira, e a última rodada será realizada no final de semana do dia 2 de dezembro.
Os times que irão participar da Série A são: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Mirassol, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. Os clubes que foram promovidos da Série B são: Athletico-PR, Chapecoense, Coritiba e Remo.
Na Série B, o início da competição está previsto para o dia 21 de março, com término programado para o dia 28 de novembro. Os times Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport foram rebaixados da Série A, enquanto Londrina, Ponte Preta, São Bernardo e Náutico se destacaram na Série C e ascenderam à B.
A Série C contará também com 20 clubes, entre eles estão Amazonas, Anápolis, Barra-SC, Botafogo, Brusque, Caxias, Confiança, Ferroviária, Figueirense, Floresta, Guarani, Inter de Limeira, Itabaiana, Ituano, Maranhão, Maringá, Paysandu, Santa Cruz, Volta Redonda e Ypiranga. A primeira rodada da Série C está marcada para o dia 5 de abril, e o campeonato encerrará em 28 de outubro.
A Série D passou por mudanças importantes anunciadas em outubro. O número de clubes aumentou de 64 para 96, o que resultará em um acréscimo de 100 jogos, elevando o total de partidas de 510 para 610. Os dois times que chegarem à final jogarão 22 partidas, enquanto as demais equipes disputam entre 10 e 14 jogos. Outra novidade é que seis clubes que se destacarem na Série D garantem acesso à Série C.
A relação completa dos clubes que estarão na Série D é extensa e inclui equipes de várias regiões, como ABC, Água Santa, Flamengo-PI, e Joinville. Os times têm a expectativa de se destacar e buscar uma posição maior nas divisões superiores do futebol nacional.
