Na última sexta-feira, dia 19, a Prefeitura de Marabá promoveu um minicurso sobre Gestão Organizacional e Liderança, com o objetivo de melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aperfeiçoar os processos internos. O evento foi realizado pela Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a participação de aproximadamente 40 profissionais, incluindo gerentes e coordenadores das áreas urbana e rural, além de líderes de outras divisões da SMS.

    O curso, que aconteceu ao longo de todo o dia, foi ministrado por Patricia Silva, administradora e especialista em gestão hospitalar. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir tópicos importantes como planejamento, organização, gestão de conflitos e inteligência emocional, habilidades essências para o trabalho de liderança na área da saúde.

    A diretora da Atenção Básica, Ângela Assunção, destacou que o foco da capacitação é preparar os profissionais para o planejamento estratégico de 2026. “Estamos aqui para avaliar nosso trabalho e identificar pontos de melhoria. Ser líder exige inovação constante. Trouxemos uma especialista para nos ajudar a aplicar novos conceitos que beneficiem nossos usuários”, enfatizou.

    O conteúdo do curso abordou, principalmente, o desafio da gestão: liderar tanto serviços quanto equipes. Ângela Assunção apontou que gerir pessoas requer sensibilidade e equilíbrio emocional, essenciais para oferecer um atendimento de qualidade.

    Patricia Silva, a palestrante, elogiou a iniciativa da gestão municipal. Ela ressaltou que o treinamento visa equipar os gestores com as ferramentas necessárias para lidar com equipes e processos de maneira eficaz, visando uma gestão de excelência nas UBS, tornando-as mais seguras e qualificadas para os pacientes.

    Os gestores que participaram do minicurso reconheceram a importância de investirem em formação técnica e no aprimoramento contínuo dentro do setor de saúde pública. Josélia de Lima, gerente da UBS Getúlio de Souza, localizada na Vila Três Poderes, destacou o desafio de atuar em áreas rurais. “Levaremos uma bagagem muito rica para nossas equipes. Trabalhar com pessoas traz desafios diários e esse conhecimento é fundamental para que possamos cuidar melhor dos nossos pacientes, que são nossa prioridade”, afirmou.

    O desafio de alinhar liderança e gestão foi ressaltado por Ozileide Ribeiro, gerente da UBS Parteira Maria Bico Doce, que mencionou que este curso foi um dos primeiros a abordar essas questões de forma específica. Ela considerou a experiência essencial para o aprendizado da equipe.

    A capacitação teve como objetivo criar um espaço de diálogo e troca de experiências, enriquecendo assim o desenvolvimento profissional dos participantes e, consequentemente, melhorando o atendimento à população. A formação é vista como um passo importante para a construção de um sistema de saúde mais eficiente e humano em Marabá.

    Share.