Cuidados com a saúde antes de viajar

cuidados-saude-antes-viajar

Seja para trabalhar ou para tirar um tempo de folga, as viagens estão presentes na maior parte do dia a dia das pessoas, inclusive quem não gosta muito de “mudar de área”, tem em mente a possibilidade de ocorrer alguma emergência. 

Porém, muito além de “colocar o pé na estrada” é essencial verificar as condições da saúde. Assim como um clareamento dental deixa o sorriso mais branco e iluminado, quem viaja também quer ter essa sensação de renovação, mas se a saúde não estiver em dia, os resultados podem ser totalmente negativos, ainda mais pelo atual período de pandemia. 

Principais cuidados 

Com a pandemia e o isolamento social é perceptível a maior preocupação com a saúde. Em casa e principalmente na rua, onde se pode ter um contato maior de exposicao a doença. Mas muitas pessoas também estão viajando durante esse período, e a principal preocupação deve ser em como uma simples viagem pode oferecer riscos para essas pessoas.

Muito além do que apenas entrar em um carro e “colocar o pé na estrada”, é de grande importância passar por um processo de esquematização de toda a viagem, principalmente sobre os riscos presentes para o ambiente de destino.

Viagens que demandam um maior deslocamento devem ser feitas com base em todo o trajeto, e além disso, é preciso ter certeza que todos envolvidos tenham capacidade suficiente para viajar sem problemas. Não é descartada a possibilidade de fazer uma checagem mais detalhada de exames de rotina antes de ir para para qualquer lugar, principalmente se for fora do país.

Um detalhe muito importante é referente às vacinas. Saber se já tomou todas as vacinas necessárias para determinado lugar é de extrema importância, já que a falta de alguma dose pode impedir a entrada em outro país, ainda mais devido a atual situacao, mas também referente a própria saúde, já que em um ambiente diferente o organismo pode estar mais propício a determinadas doenças.    

Além de um check up geral, é necessário ter um maior atenção também aos cuidados bucais. Muitas pessoas não se atentam a isso, o que pode gerar grandes dores de cabeça no decorrer da viagem, afinal quem está programando uma viagem não quer passar por esse momento com algum tipo de dor, o que torna ainda mais torna esses pontos sobre a saúde ainda mais essenciais. 

O que é de extrema importância levar na mala?

Seja numa viagem internacional, um momento em outro estado, cidade ou até mesmo para “descer a serra”, alguns itens não podem faltar na mala ou mochila, sendo eles caracterizados em uma lista de importância para trazer todo o conforto e segurança, além de evitar possíveis surpresas negativas. 

Os itens que se configuram como os mais essenciais são: os documentos, uma lista de contato em caso de emergência, a carteirinha de vacinação ( com suas determinadas atualizações), itens de higiene pessoal e caso a viagem for para um outro país não se esquecer de trocar o dinheiro.   

São medidas simples, mas que infelizmente ainda são negligenciadas por muitos, que acabam levando a recordação de uma viagem ruim, seja por ter esquecido um dos itens, até uma situação de desconforto físico por um problema de saúde. 

Pronto para viajar? 

Após verificar todas essas etapas e coisas importantes para sair, é o momento de partir para o passeio. Além disso, independente de onde ocorra a viagem é essencial não esquecer o protetor solar, pois não adianta fazer uma checagem da atual situação se não houver um cuidado presente para um futuro saudável.

Além disso, o kit saúde não deve sair da bolsa, pois ele é que vai garantir um atendimento mais rápido caso ocorra alguma situação não planejada, seja ela um enjoo ou uma dor de cabeça. “Prevenir é melhor do que remediar”, como diz o ditado popular, por isso todo o cuidado é pouco ao sair de casa, pois esses são os cuidados essenciais para garantir o máximo possível de experiência com mais tranquilidade.