Curso de Acolhimento e Equidade em Saúde em Maceió

    A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL), vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está com inscrições abertas para o curso “Acolhimento e Equidade em Saúde”. O curso é uma oportunidade para o público em geral que deseja contribuir com uma abordagem mais humanizada nos serviços de saúde.

    Datas e Local
    As aulas começarão no dia 29 de outubro e vão até 28 de novembro de 2025, totalizando 40 horas de carga horária. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, na sede da ETSAL, que fica na Rua Dr. Pedro Monteiro, 347, no Centro de Maceió.

    Público-Alvo e Inscrições
    Esse curso é destinado a pessoas que completaram o ensino médio, com um total de 15 vagas disponíveis. As inscrições estão abertas de 13 a 22 de outubro e podem ser feitas através de um formulário disponível online.

    Objetivos do Curso
    Segundo a coordenadora pedagógica do curso, professora Mariana Gomes de Oliveira, o objetivo é preparar os participantes para lidar com as diversidades socioculturais nos serviços de saúde. O acolhimento é visto como essencial para garantir que todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam respeitados e tenham acesso a seus direitos.

    “A equidade é fundamental para reconhecer e atuar sobre as desigualdades sociais dentro do sistema de saúde”, afirma Mariana. O foco da metodologia é promover um aprendizado que valorize o cuidado humano, levando em consideração fatores como raça, gênero, deficiência e orientação sexual. A iniciativa busca formar cidadãos mais conscientes e preparados para transformar o ambiente da saúde em um espaço justo e acessível para todos.

    Benefícios Para os Participantes
    Além de receber um certificado emitido pela Uncisal ao final do curso, os participantes terão a chance de participar de um ambiente de aprendizado dinâmico, caracterizado por discussões críticas e práticas reflexivas.

    Informações do Curso

    • Período de Aulas: 29 e 31 de outubro; 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de novembro de 2025
    • Horário: Das 8h às 12h
    • Carga Horária: 40 horas
    • Local: ETSAL – Rua Dr. Pedro Monteiro, 347, Centro, Maceió-AL
    • Público-alvo: Comunidade em geral (com ensino médio completo)
    • Vagas: 15

    Documentação Necessária para Matrícula

    Para se inscrever, os interessados devem apresentar alguns documentos:

    • Cópia do RG
    • Cópia do CPF
    • Comprovante de residência
    • Uma foto 3×4 (pode ser selfie)
    • Histórico do ensino médio

    Inscrições

    As inscrições podem ser realizadas até 22 de outubro de 2025. Os interessados podem acessar o formulário online.

    Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja se engajar em uma formação que visa construir uma saúde mais inclusiva e humana. Para mais detalhes sobre eventos, confira neste link.

    Share.