O período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) na Paraíba inicia neste domingo, dia 18. Essa informação foi divulgada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

    Durante o defeso, a captura e a venda do caranguejo-uçá ficam totalmente proibidas. Essa medida é uma estratégia para proteger a reprodução da espécie, já que eles ficam mais vulneráveis, especialmente em períodos de grande movimento turístico nas praias da Paraíba. O ciclo reprodutivo desses animais é essencial para a manutenção dos manguezais, que são importantes para o ambiente e para a biodiversidade local.

    Embora a captura seja proibida, o consumo do caranguejo-uçá é permitido, mas apenas se o produto for de origem legal. Isso significa que o animal deve ter sido retirado do ambiente antes do início do defeso e de estoques previamente declarados.

    O defeso tem como objetivo principal garantir a sobrevivência e a reprodução adequada da espécie, protegendo-a de capturas excessivas que poderiam comprometer sua existência e a saúde dos ecossistemas onde vive.

    As datas dos períodos de defeso do caranguejo-uçá em 2026 na Paraíba são:

    – De 18 a 23 de janeiro
    – De 1º a 6 de fevereiro
    – De 17 a 22 de fevereiro
    – De 3 a 8 de março
    – De 18 a 23 de março
    – De 17 a 22 de abril

    Essas datas são fundamentais para que a população esteja ciente das restrições e contribua para a preservação dessa espécie tão importante para o equilíbrio ambiental.

    Share.
    Nilson Tales

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UEFS, Nilson Tales trabalhou durante 25 anos na indústria de alimentos, mais especificamente em laticínios. Depois de 30 anos, decidiu dedicar-se ao seu livro, que está para ser lançado, sobre as Táticas Indústrias de grandes empresas. Encara como hobby a escrita dos artigos no Universo NEO e vê como uma oportunidade de se aproximar da nova geração.