Malha Ferroviária do Rio Grande do Sul Encolheu 75% desde 1997

    O deputado federal Paulo Pimenta, do Partido dos Trabalhadores (PT), pediu informações ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a retirada de trilhos e outros componentes ferroviários no Rio Grande do Sul. Essa ação está sendo realizada pela concessionária Rumo. O deputado também protocolou uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando uma investigação sobre possíveis irregularidades nas operações da empresa.

    Atualmente, a malha ferroviária do estado sofreu uma significativa redução, com uma diminuição de cerca de 75% desde o ano de 1997, quando a sua operação foi entregue à iniciativa privada. Inicialmente, o sistema ferroviário contava com aproximadamente 3.800 quilômetros de trilhos; hoje, apenas 921 quilômetros permanecem ativos.

    Em uma ação anterior, o Ministério Público Federal já havia emitido a Recomendação nº 03/2025, que determinava a interrupção imediata da retirada de componentes ferroviários, os quais estavam sendo enviados principalmente para Santa Catarina. O procurador Osmar Veronese afirmou que essa prática representa uma “canibalização da rede”, ressaltando a preocupação com a manutenção da infraestrutura ferroviária e os impactos negativos que essa redução pode causar no transporte de cargas e pessoas na região.

    O cenário atual da malha ferroviária no Rio Grande do Sul levanta questionamentos sobre a gestão e a continuidade dos serviços, e as ações do deputado Pimenta e do MPF buscam garantir a preservação do patrimônio ferroviário do estado.

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