Fortes chuvas causam deslizamentos de terra em Belo Horizonte e São José da Lapa
As intensas chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte nas últimas horas resultaram em dois chamados de emergência por deslizamentos de terra até às 21h do último domingo, 2 de novembro. Um dos deslizamentos ocorreu em Belo Horizonte e o outro na cidade de São José da Lapa. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a essas ocorrências, que geraram desabamentos de residências e preocupações entre os moradores. Apesar dos danos, não houve registro de feridos.
Na capital mineira, o deslizamento afetou casas na Vila Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro Pompéia, na região Leste. Informações preliminares indicam que parte de um muro de contenção desabou. A Defesa Civil Municipal também foi chamada para realizar uma avaliação do local e identificou que uma obra realizada nos fundos da propriedade pode ter contribuído para a instabilidade do solo.
Na Grande Belo Horizonte, em São José da Lapa, os bombeiros foram encaminhados para ajudar uma idosa que estava presa em sua casa, que foi inundada pelas águas. A identidade da senhora ainda não foi divulgada. No bairro Dom Pedro I, a equipe encontrou uma escada que desabou como resultado da forte chuva, comprometendo a segurança da estrutura. A Defesa Civil interditou o imóvel, e a idosa foi levada para a casa de familiares.
Diante das condições climáticas e da possibilidade de novos deslizamentos, a Defesa Civil recomenda que os moradores de áreas com risco geológico tomem algumas precauções:
- Evitar permanecer em residências localizadas em regiões inclinadas.
- Não ficar em casas em áreas sujeitas a soterramentos.
- Buscar refúgio em locais seguros durante as chuvas.
Além disso, é importante que as pessoas fiquem atentas a sinais de risco, como:
- Trincas nas paredes.
- Acúmulo de água no quintal.
- Portas e janelas que não abrem ou fecham corretamente.
- Rachaduras no solo.
- Água escorrendo da base de encostas ou barrancos.
- Inclinação de postes ou árvores.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com os serviços de socorro pelo telefone 199.
