A distribuição de lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2025 inseriu cerca de R$ 12,9 bilhões na economia do país, beneficiando aproximadamente 134 milhões de trabalhadores com o repasse do lucro do ano-base de 2024. Esse valor, aprovado pelo Conselho Curador do FGTS em Julho, foi depositado nas contas dos beneficiários até 31 de agosto deste ano, referente ao saldo que possuíam em 31 de dezembro de 2024. 

    O recebimento do valor não permite saque imediato, pois ele é feito conforme as regras tradicionais do FGTS. Entretanto, essa quantia disponibilizada incentiva o consumo e o uso desse sistema, além de fortalecer a economia do país, pois quanto maior o saldo da conta vinculada, mais o trabalhador terá a receber.

    O que é o lucro do FGTS e como funciona

    O lucro do FGTS é uma distribuição anual de parte dos ganhos positivos obtidos dos investimentos feitos com o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse dinheiro é aplicado pelo governo federal para financiar alguns programas públicos como: projetos de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana. 

    Como essas operações geram rendimentos, parte desses lucros obtidos são devolvidos proporcionalmente aos trabalhadores com saldo em conta no dia 31 de dezembro do ano anterior, podendo aumentar o valor disponível. A distribuição é definida anualmente pelo Conselho Curador do FGTS, com base no desempenho financeiro do fundo. Neste ano, a aprovação ocorreu em uma quinta-feira, no dia 24 de julho.

    O objetivo dessa cota é garantir que o trabalhador tenha não apenas o depósito mensal, mas também um ganho adicional sobre o saldo existente, o que pode ampliar a rentabilidade total da conta. Esse lucro é um benefício adicional somado à remuneração básica das contas, que é de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). 

    Como verificar se tenho direito ao lucro do FGTS em 2025?

    Todos os 134 milhões de trabalhadores com saldo existente na conta vinculada ao FGTS em 31 de dezembro de 2024 irão receber uma porcentagem desse lucro. Essa regra vale tanto para quem está trabalhando atualmente com carteira assinada, quanto para quem já foi um funcionário ativo no passado e ainda mantém algum valor significativo na conta.

    Ou seja, mesmo que a conta esteja inativa, se houver saldo nela o beneficiário também tem direito a receber a parte do lucro do FGTS, pois o que importa é o valor que estava disponível no fundo na data de corte. Porém, embora o depósito seja automático, o valor não fica imediatamente disponível para saque, ele será creditado na conta vinculada ao FGTS e só poderá ser acessado pelo trabalhador dependendo da modalidade do saque escolhida. 

    Algumas situações em que o proletário terá direito a sacar o Fundo:

    • Se usou o FGTS para compra da casa própria;
    • Se usou o Fundo para liquidação ou amortização de dívida / pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional;
    • Se aderiu à modalidade do saque-aniversário;
    • Se foi demitido sem justa causa;
    • Aposentadoria;
    • Portadores de doenças graves;
    • Colaborador com idade igual ou superior a 70 anos.

    O rendimento de 6,05% ocorre sobre o saldo que você tinha na conta do FGTS em 31 de dezembro de 2024, ou seja, não se trata do valor que você tem atualizado hoje. Para verificar se você foi premiado, o ideal é consultar o extrato pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal. 

    Mesmo após o crédito do lucro, os recursos do FGTS continuam sujeitos às regras normais de saque. Por isso, é fundamental acompanhar o saldo e centralizar as informações financeiras em um único ambiente confiável.

    Share.

    Fernanda é versátil e cobre diversos tópicos, como tecnologia, economia, saúde e cultura. Ela se interessa em manter os leitores informados sobre os últimos acontecimentos e as novidades que impactam o dia a dia. Quando não está escrevendo, Fernanda gosta de cozinhar, viajar e assistir filmes.