Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) identificou o desvio e a venda irregular de donativos enviados dos Estados Unidos para as vítimas da enchente de 2024. A Justiça autorizou, após a investigação, o envio das doações ao público afetado.

    A investigação começou a partir de uma denúncia feita ao Consulado-Geral do Brasil em Miami. A denúncia alertou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul sobre a venda de roupas importadas que deveriam ter sido destinadas às vítimas das enchentes. Os materiais, incluindo roupas, fraldas e mamadeiras, foram desviados por um grupo de oito pessoas.

    Os investigados utilizavam Organizações Não Governamentais (ONGs) e brechós em Caxias do Sul para vender as doações. De acordo com as apurações, eles empregavam “laranjas” e recebiam pagamentos via Pix em nome de terceiros. Na última quinta-feira, 4 de outubro, cerca de 70 caixas de produtos doados foram apreendidas e agora serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.

    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) continua a investigação, que apura crimes como apropriação indébita, organização criminosa e lavagem de dinheiro, todos em um contexto de calamidade pública.

    Atualmente, oito pessoas estão sob investigação. Entre elas, três pertencem à mesma família. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Caxias do Sul, São Marcos e Boa Vista do Sul. A Justiça também decidiu bloquear R$ 2 milhões de contas bancárias que pertencem aos suspeitos.

    O GAECO informou que as roupas e utensílios levantados durante a operação foram encaminhados para uma ONG, mas ao invés de serem distribuídos às vítimas, foram revendidos em brechós locais. Indícios de enriquecimento ilícito foram encontrados, com os suspeitos utilizando laranjas e recebendo dinheiro em contas de terceiros.

    Parte do dinheiro obtido com as vendas teria sido utilizada para a compra de veículos, um apartamento e outros bens pela principal pessoa investigada. A apuração continua em busca de mais esclarecimentos sobre o esquema de desvio de doações.

    Share.