Elefante em Fúria em Jharkhand, Índia

    Nos últimos dias, várias vilas no estado indiano de Jharkhand têm sido aterrorizadas por um elefante. Esse animal aparece à noite, causando danos em comunidades vulneráveis. Até agora, ele já pisoteou pelo menos 27 pessoas.

    As autoridades estão buscando capturar o elefante com segurança e devolvê-lo ao seu grupo. No entanto, ele tem se mostrado muito difícil de encontrar.

    A Onça Atravessando o Território

    Conforme relato da mídia local, os ataques começaram em 1 de janeiro de 2026, nas vilas e cidades de Chaibasa, Kolhan, Saranda, Noamundi, Tonto e Goilkera.

    A maior parte dos ataques ocorre à noite, quando o jovem elefante sai da floresta e invade campos e áreas residenciais. As vítimas mais frequentes foram homens que dormiam ao ar livre ou estavam cuidando de suas plantações. O elefante também causou a morte de três membros de uma mesma família, incluindo duas crianças pequenas, além de um homem que voltava do trabalho.

    Google MapsUm pai e seus dois filhos pequenos foram mortos perto de Goilkera, Índia.

    As autoridades iniciaram uma busca urgente pelo animal, mas até o momento tem sido difícil localizá-lo. Após cada ataque noturno, o elefante se esconde na floresta, onde é praticamente impossível encontrá-lo. Além disso, suas aparições durante o dia não têm sido consistentes, complicando ainda mais o rastreamento.

    “O padrão de movimentação do elefante sugere que ele está vagando de maneira aleatória em um raio de aproximadamente 100 quilômetros, percorrendo três áreas florestais diferentes. Por isso, equipes estão em sua busca”, disse um oficial.

    Por Que Este Elefante Está Assim?

    Os elefantes podem atacar os seres humanos por diversas razões, como perda de habitat, estresse causado pelo contato com pessoas e até mesmo em resposta a ações humanas. Há registros de elefantes que atacaram ferreiros após serem forçados a trabalhar em condições extremas. Também ocorreram incidentes em que elefantes atacaram funerais de pessoas após algum tipo de agressão.

    Com o crescimento da industrialização na Índia, os elefantes estão sendo deslocados de suas casas naturais, o que intensifica o conflito entre humanos e elefantes. Em Jharkhand, aproximadamente 1.305 mortes por ataques de elefantes foram registradas nos últimos 28 anos. Além disso, também há casos trágicos de elefantes que celebraram suas próprias mortes, como quando uma manada foi morta ao tentar atravessar trilhos de trem.

    Bernard DUPONT/Wikimedia CommonsUm elefante forrageando ao longo de uma estrada na Índia.

    No entanto, os recentes ataques do elefante em Jharkhand não parecem ser motivados por “vingança” ou perda de habitat. Especialistas acreditam que o elefante está em “musth”, um período de acasalamento em que seus níveis de testosterona aumentam. Esse estágio pode durar de 15 a 25 dias e resulta em um comportamento mais agressivo.

    “O elefante parece ter se tornado rebelde, e nosso objetivo agora é tranquilizá-lo o mais rápido possível”, explicou o oficial florestal Aditya Narayan. “Estamos certos de que ele está em musth, o que explica sua agressividade. Estamos fazendo o possível para controlar a situação.”

    As autoridades também suspeitam que o elefante tenha se perdido de sua manada e entrado em território humano. O objetivo é encontrá-lo e devolvê-lo ao grupo, na esperança de que isso e o término de seu período de musth ajudem a interromper sua fúria.


    Após conhecer a história deste elefante agressivo na Índia, você pode também se interessar por histórias de grupos de vigilância formados por mulheres ou aprender sobre figuras históricas que influenciaram a cultura local.

    Share.