Evitar ficar doente durante a viagem: 6 estratégias que podem ajudá-lo

evitar-ficar-doente-durante-a-viagem

Saiba com esse guia como evitar ficar doente durante a viagem. Quase dois anos atrás, quando a pandemia COVID-19 começou a aumentar, viajar para se divertir estava praticamente fora de questão. 

Mas agora, à medida que o mundo se abre de volta com cautela, mais e mais pessoas estão se sentindo confortáveis ​​em reservar um voo novamente. E sejamos realistas, todos nós merecemos férias.

Mas você provavelmente também quer evitar ficar doente. Ficar no quarto enquanto sua família e amigos aproveitam as atividades de férias não é nada legal. 

E qualquer sintoma semelhante ao da gripe pode ser assustador, porque o COVID-19 ainda é uma ameaça real, especialmente se você não estiver vacinado.

No entanto, se você estiver programando uma viagem internacional ou nacional, existem algumas etapas simples que você pode seguir para se manter saudável em sua viagem. 

Não há maneira infalível de evitar ficar doente, mas conversamos com vários especialistas sobre o que você pode fazer para minimizar o risco. 

Evitar ficar doente durante a viagem: 1. Esteja preparado para seguir as diretrizes de segurança COVID-19.

Como as variantes altamente infecciosas do coronavírus continuam a se espalhar, você pode estar preocupado em ficar doente com COVID-19, mesmo se estiver vacinado. 

É por isso que é tão importante seguir as diretrizes de segurança se você tiver uma viagem planejada. 

Isso inclui esperar para viajar até que você esteja totalmente vacinado. Idealmente duas semanas após a sua dose final, uma vez que leva 14 dias para o seu corpo desenvolver uma forte resposta imunológica. (Se você for elegível para uma dose de reforço, pergunte ao seu médico sobre isso antes de sair também.)

Também é crucial usar uma máscara facial em ambientes públicos e, claro, enquanto você estiver viajando em transporte público, como aviões, ônibus e trens, e onde mais for necessário. 

Quando possível, tente manter a distância recomendada de um metro e oitenta entre você e as pessoas ao seu redor. Especialmente em ambientes internos onde há menos fluxo de ar. 

As máscaras são uma barreira simples e eficaz para ajudar a evitar que suas gotículas respiratórias atinjam outras pessoas. 

As máscaras também ajudam a evitar que as gotas de outras pessoas cheguem até você.

Também é uma boa ideia verificar a prevalência de casos COVID-19 em seu destino. Bem como suas diretrizes locais e se você precisa fazer um teste COVID-19 antes de viajar . 

Evitar ficar doente durante a viagem: 2. Durma o suficiente antes (e durante) a viagem.

Uma das razões pelas quais as pessoas ficam doentes nas férias é porque elas não se cuidam na semana anterior à partida. 

Antes de viajar é comum ter uma lista de afazeres ou apenas preocupação generalizada com a fuga. O estresse resultante, por sua vez, pode afetar seu sistema imunológico. O que torna mais difícil para seu corpo lutar contra quaisquer patógenos desagradáveis ​​que você possa encontrar.

Às vezes trabalhamos tanto correndo e nos preparando para ir embora que não dormimos o suficiente, o que nos torna mais suscetíveis a adoecer.

Quando você não dorme, seu corpo produz menos citocinas. Proteínas que ajudam as células a se comunicarem para que o sistema imunológico funcione bem e certos anticorpos que ajudam a combater infecções ou a combater o estresse. 

Cada pessoa tem necessidades diferentes de sono. Mas geralmente, a maioria dos adultos se beneficia de pelo menos sete a nove horas de sono noturno, de acordo com a National Sleep Foundation.

Se suas férias envolvem vários fusos horários, a transição de sua programação de sono para o fuso horário de destino pode ser mais fácil de adotar do que ir para a cama repentinamente três horas antes do dia de sua chegada.

Durante a viagem, você pode ficar tentado a economizar no sono para aproveitar ao máximo seu tempo longe. Mas manter bons hábitos de sono – mesmo que pareça um pouco chato – é muito importante. 

Se possível, tente dormir normal todas as noites. Vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias de sua viagem. 

Evitar ficar doente durante a viagem: 3. Mantenha-se hidratado, especialmente quando estiver voando.

Além de dormir o suficiente, também é importante se hidratar preventivamente antes de viajar e manter a ingestão de água durante toda a viagem. 

Primeiro, beber bastante água pode ajudar a prevenir a desidratação, que pode fazer você se sentir cansado e com tonturas.

Como um bônus principal, aumentar seus fluidos pode ajudar seu corpo a afastar os germes, mantendo um ambiente úmido na garganta e nas vias nasais por meio da produção de muco. 

Manter-se hidratado é especialmente importante durante o voo. Você deve presumir que apenas por sentar no avião, você ficará desidratado. 

Isso porque o ar dentro dos aviões pode ficar muito seco devido à altitude elevada. Embora as companhias aéreas tentem moderar os níveis de umidade injetando mais umidade no ar da cabine.

Além de beber água durante o voo, indica-se o uso de uma solução salina nasal para manter a parte interna do nariz úmida. 

Evitar ficar doente durante a viagem: 4. Tenha cuidado ao comer e beber para prevenir doenças transmitidas por alimentos.

Consumir alimentos ou bebidas contaminadas pode causar diarreia e outras doenças que podem atrapalhar sua viagem.

Se você não tiver certeza sobre certas refeições. Recomenda-se tentar se ater a alimentos que foram totalmente cozidos e são servidos quentes. Uma vez que alimentos crus e mal cozidos têm um risco maior de conter agentes patogênicos potencialmente prejudiciais. 

Uma coisa com a qual você deve estar atento são os vendedores que parecem deixar os alimentos não refrigerados. Tenha especial cuidado com itens que contenham laticínios, como ovos e maionese, que podem ter sido deixados de fora

Se você estiver viajando internacionalmente para uma área onde não está familiarizado com os regulamentos de segurança alimentar, convém evitar comer frutas e vegetais crus para ser extremamente cauteloso

Certifique-se de verificar se os selos estão intactos para evitar a possibilidade de qualquer bebida contaminada. 

Outra dica profissional: esteja atento para não colocar alguns cubos de gelo no copo antes de beber uma bebida nesses locais. Esse gelo provavelmente foi feito com água da torneira.

Evitar ficar doente durante a viagem: 6. Embale itens essenciais, como analgésicos, medicamentos e repelente de insetos.

Embora ninguém saia de férias esperando ficar doente, isso pode acontecer. É por isso que recomenda-se que suas vacinas de rotina (e todas as necessárias ou recomendadas para o seu destino) estejam atualizadas antes de viajar.

Você também vai querer trazer todos os itens que podem ajudar se você começar a se sentir mal. Como: paracetamol ou ibuprofeno, um anti-histamínico como Benadryl, e medicamentos antidiarreicos. 

Itens que podem prevenir quaisquer sintomas incômodos – como repelente de insetos, protetor solar e seus remédios regulares – também o ajudarão a se sentir melhor.

Às vezes, somos levados a pensar que encontraremos o que precisamos onde quer que viajemos, mas especialmente em destinos estrangeiros, nem sempre é o caso.

Fora que é sempre bom contar com imprevistos. Voos muito longos, malas muito pesadas ou até mesmo durante um passeio turístico podem ocasionar dores no ombro.  E ter anti-inflamatórios vai fazer a diferença no seu passeio. 

Portanto, caso você precise procurar atendimento médico durante a viagem, é importante levar consigo todos os documentos de que possa precisar. Como: cartões de seguro, registros de imunização e sua lista de alergias, se os tiver.

Conclusão

Embora não haja uma maneira infalível de evitar ficar doente ou sentir dores em excesso, algumas etapas simples para se preparar antes da viagem podem ajudá-lo a se manter o mais saudável possível.

Assim, para que você possa realmente aproveitar seu tempo longe sem se preocupar.