O Caso Varginha: Uma Nova Revelação
O Caso Varginha é um dos mais conhecidos episódios sobre extraterrestres no Brasil. Para algumas pessoas, é um marco na ufologia. Para outras, é visto como confusão e exagero. Quase 30 anos após o ocorrido, uma nova declaração promete agitar essa história.
Um ex-soldado do Exército Brasileiro revelou que seu relato sobre o transporte de uma suposta criatura alienígena foi inventado após ter recebido a promessa de R$ 5 mil de um ufólogo. Essa afirmação levanta novas questões sobre toda a narrativa que se formou ao longo das décadas.
A Revelação na TV
Essa confissão foi feita em um episódio recente da série “O Mistério de Varginha”, exibido na última quinta-feira (8) pela TV Globo. O ex-militar contou que aceitou participar de toda essa história quando era bem jovem, sem imaginar o quanto ela ganharia proporções enormes com o passar do tempo. Ele ainda afirmou que o dinheiro prometido nunca foi pago.
O Caso que Não Acaba
O que aconteceu em janeiro de 1996 foi o início de tudo. Três meninas relataram ter visto uma criatura estranha em Varginha, no sul de Minas Gerais. A partir daí, surgiram muitas versões. Algumas diziam que bombeiros capturaram o ser; outras falavam de militares transportando a criatura ou até mesmo de um atendimento médico em um hospital local. Esses relatos colocaram o caso rapidamente entre os famosos na ufologia mundial.
Os Depoimentos que Firmaram a Narrativa
No começo das investigações, três militares se destacaram nos depoimentos:
- Um bombeiro que disse ter ajudado a capturar o ser.
- Um cabo do Exército que afirmou ter visto a criatura em um hospital.
- Um soldado que alegou ter transportado o suposto ET até Campinas.
Agora, no novo documentário, tanto o bombeiro quanto o soldado afirmam que suas histórias foram fabricadas. O cabo, por outro lado, continua com a versão original.
A Gravação que Virou “Prova”
Um dos elementos mais emblemáticos do Caso Varginha foi uma fita cassete em que um bombeiro afirmava que a criatura capturada “não era deste mundo”. Esse áudio foi considerado uma das principais evidências por muitos anos. Em 2019, um ufólogo chamado João Marcelo Marques Rios encontrou o autor da gravação, que já estava na reserva.
Rios contou que o bombeiro foi bem direto: “Ele disse que aquele áudio era uma armação. Foi convencido a gravar. Falou que não houve nada, que não aconteceu nada.”
“Foi Tudo Manipulação”
No novo áudio do documentário, o ex-militar vai ainda mais longe:
“Manipulação. Não teve nada. Tudo foi manipulação. Eu só quero esquecer isso, acabar com essa história.”
Ele falou que foi induzido a repetir um texto ensaiado, criado para parecer real.
E o Papel do Ufólogo?
O nome de Vitório Pacaccini, que sempre defendeu o Caso Varginha, volta a ser mencionado. Segundo os ex-militares, Pacaccini teria oferecido dinheiro ou orientado os relatos. Ele nega qualquer tipo de pagamento ou pressão.
Ele defendeu-se dizendo que orientou as testemunhas a negarem suas histórias, caso se sentissem ameaçadas:
“Se acharem melhor negar tudo para proteger vocês e suas famílias, fiquem à vontade.”
Relatos em Contradição
Um dos militares, que pediu para não ser identificado, ainda sustenta sua versão e diz ter visto algo bizarro dentro de uma caixa em um hospital. Mas rola uma suspeita de que ele também teria recebido dinheiro para manter o que disse.
Outra pessoa, Ricardo Melo, ex-motorista da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), negou qualquer ligação e declarou que a história foi inventada por alguém do Exército para ganhar uma grana.
“Se soubesse da Repercussão, Tinha Pedido Mais”
Um terceiro ex-militar contou que também recebeu a proposta de pagamento:
“Na época, R$ 5 mil era uma fortuna. Eu era um menino do interior. E o cara nunca pagou.”
Ele disse que tudo foi ensaiado, detalhadinho, e hoje se arrepende do que fez.
O Que Sobra do Caso Varginha?
Com tantos depoimentos conflitantes, o Caso Varginha ainda está onde sempre esteve: entre a crença e a incredulidade. Para alguns, essas novas confissões desmoronam a história toda. Para outros, é só mais um capítulo de um caso cheio de pressão e segredos.
O que fica claro é que, quase três décadas depois, o suposto extraterrestre de Varginha continua a gerar debates. E isso sem nunca ter sido visto novamente.
O Maior Mistério
Esse talvez seja o maior mistério de todos: como uma história que pode ter muitas falhas ainda consegue capturar a atenção de tanta gente. O Caso Varginha é um verdadeiro enigma que continua intrigando não só quem acredita em aliens, mas todo mundo que gosta de uma boa história.
