Um festival especial vai acontecer em Florianópolis para celebrar os 70 anos da Celesc, a companhia responsável pela distribuição de energia em Santa Catarina. O evento, chamado Festival de Luzes, ocorrerá de 11 a 14 de dezembro, de quinta a domingo, das 18h às 23h, no Parque da Luz, próximo à ponte Hercílio Luz.

    O festival tem como objetivo comemorar a trajetória da Celesc, que está investindo na modernização do fornecimento de energia no estado. O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, afirmou que o evento contará com um espetáculo de luzes de tecnologia japonesa, inédito em Santa Catarina. Os visitantes poderão interagir com a iluminação, criando uma experiência única.

    A curadoria do festival é do Museu de Arte Digital e Inovação de Florianópolis (MADI), um projeto da agência Propague, liderada pela empresária Patrícia Costa. Serão oferecidas experiências imersivas e interativas, utilizando imagens inspiradas na cultura local. A tecnologia incluirá sensores térmicos e de presença, que irão permitir que as luzes respondam em tempo real aos movimentos das pessoas. Além disso, um sistema de sensores LiDAR será utilizado para um mapeamento 3D mais preciso.

    A programação do festival não se limita apenas à iluminação. Na noite de abertura, no dia 11, a Camerata de Florianópolis fará uma apresentação. Autoridades, incluindo o governador Jorginho Mello e o prefeito Topazio Neto, também estarão presentes na cerimônia de abertura. Nos dias seguintes, haverá apresentações de shows de jazz.

    A iluminação do festival será fornecida pela Quantum Engenharia, uma empresa reconhecida em projetos de iluminação pública e geração solar. A realização do evento conta com o patrocínio da Quantum e da Celesc, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

    Share.