Na quinta-feira, dia 30, o clima ficará instável em várias partes da região Sudeste do Brasil. Uma frente fria no oceano, combinada com um aumento da umidade que vem do mar, elevará os riscos de chuvas fortes e acumulados significativos de água, segundo informações meteorológicas.

    Em São Paulo, as chuvas mais intensas devem ocorrer entre o litoral e o leste do estado. No entanto, há previsão de pancadas isoladas e de alta intensidade nas áreas oeste, noroeste e norte.

    Minas Gerais e Rio de Janeiro também enfrentarão chuvas de moderadas a fortes. O sul de Minas e a Zona da Mata mineira, além do interior do Rio, poderão ter períodos de chuvas volumosas acompanhadas de trovoadas. No Espírito Santo, as chuvas devem se intensificar no sul, com a expectativa de acumulações consideráveis até o fim do dia.

    No Sul do Brasil, as áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estarão sob influência de alta umidade, o que resulta em tempo instável. Pancadas de chuva poderão começar pela manhã e se intensificar durante o dia, com variação na intensidade entre fraca e moderada, além de possibilidades de chuvas fortes em alguns pontos isolados. Nas regiões do interior, o tempo tende a ser mais firme, com variação na nebulosidade e temperaturas amenas, devido aos ventos que sopram do sul.

    Na região Centro-Oeste, a umidade vinda da Amazônia gera instabilidade no norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e em boa parte de Mato Grosso. Durante a tarde, há previsão de chuvas fortes, com risco de raios e rajadas de vento. Enquanto isso, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo começa a melhorar, mas ainda pode haver chuvas isoladas. As temperaturas se mantêm amenas, graças aos ventos mais frescos.

    O Nordeste do Brasil terá clima mais estável, com tempo aberto na maior parte da região. Somente na faixa litorânea, que abrange a Bahia, Alagoas e Pernambuco, há chances de chuvas fracas e pontuais, impulsionadas pela umidade do mar. No interior, o calor será predominante, e o clima seco poderá causar baixa umidade do ar à tarde, elevando os riscos de queimadas e desconforto térmico.

    Na região Norte, os temporais continuarão afetando o Amazonas, o Acre e partes de Rondônia, onde são esperadas chuvas fortes e abrangentes. Em Roraima e no sudoeste do Pará, a chuva será mais isolada. O Amapá apresentará tempo firme e ensolarado, enquanto o Tocantins deverá receber pancadas rápidas de chuva no norte do estado.

    Share.