Agressão em Serviço de Pronto Atendimento em Manaus Ganha Repercussão Nas Redes Sociais
Um episódio de agressão em um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) em Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus, se tornou destaque nas redes sociais após ser registrado em vídeo. O incidente aconteceu no último sábado, 27, e envolveu uma cabeleireira chamada Rosicleide Rodrigues e um profissional de saúde durante o atendimento à sua mãe, Rosalba Rodrigues, de 65 anos.
As imagens mostram Rosicleide entrando na sala onde o atendimento estava sendo realizado, alertando para o que considerou descaso por parte da equipe médica. Durante a gravação, o profissional não identificado усou três tapas contra ela e atingiu o celular que estava gravando. Outros funcionários do SPA interviram e retiraram Rosicleide do local.
A cabeleireira alega que a situação começou quando solicitou atenção para sua mãe, que chegou ao espaço com um quadro de pressão arterial alta. Apesar da classificação de emergência na triagem, ela afirma que o estado de saúde da mãe se deteriorou, apresentando sintomas como tremores e palidez, sem que a equipe realizasse uma reavaliação rápida.
Ao buscar novamente o médico de plantão, Rosicleide foi informada de que não haveria novo atendimento. Indignada com a resposta, começou a filmar a situação, o que, segundo ela, levou ao aumento da tensão. Após o acontecimento, registrou um boletim de ocorrência e notificou a direção do SPA sobre a situação.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) emitiu um comunicado informando que o profissional envolvido trabalho por meio de uma empresa terceirizada. A secretaria destacou que medidas estão sendo tomadas, incluindo a notificação da empresa e a abertura de procedimentos administrativos para responsabilizar os envolvidos.
Além disso, a SES-AM afirmou que repudia qualquer ato de violência e reforçou a importância do respeito, ética e dignidade no atendimento à saúde. Não foram divulgados detalhes sobre a função ou o nome do funcionário, nem da empresa terceirizada responsável.
