Glória Menezes retorna às telinhas da Globo com a reprise da novela “Rainha da Sucata”, que irá ao ar no quadro “Vale a Pena Ver de Novo”. Na trama exibida originalmente em 1990, a atriz interpretou Laurinha Figueroa, uma das vilãs mais memoráveis da televisão brasileira. Atualmente, Glória tem 91 anos.
Nascida em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1934, Glória mudou-se para São Paulo com a família ainda na infância. Foi ali que decidiu seguir a carreira artística, começando no teatro, e depois migrando para o cinema e a televisão. Ao longo de sua carreira, ficou conhecida como uma das atrizes mais relevantes do Brasil. Sua trajetória na TV teve início em 1963, quando participou da primeira novela diária do país, “2-5499 Ocupado”, exibida pela TV Excelsior. Mais tarde, trabalhou em diversas produções de outras emissoras antes de se tornar um dos principais nomes da Globo no final dos anos 1960.
Entre seus papéis mais icônicos, estão Lara, Diana e Márcia, em “Irmãos Coragem” (1970); Ana Preta, em “Pai Herói” (1979); Roberta, em “Guerra dos Sexos” (1983); e Rosemere da Silva, em “Brega e Chique” (1987). Glória também se destacou em séries e novelas de grande sucesso, como “A Próxima Vítima” (1995), “Torre de Babel” (1998), “O Beijo do Vampiro” (2002), “Senhora do Destino” (2004), “Páginas da Vida” (2006) e “A Favorita” (2008). Seu último papel em novelas foi na produção “Totalmente Demais”, em 2015.
A trajetória pessoal de Glória foi marcada por duas uniões. O primeiro casamento, aos 18 anos, foi com Arnaldo Brito, de 1951 a 1959, resultando no nascimento de dois filhos, João Paulo e Maria Amélia. Em 1961, ela casou-se com o também ator Tarcísio Meira, formando um dos casais mais duradouros do cenário artístico brasileiro. Juntos, eles tiveram Tarcísio Filho, nascido em 1964. Glória e Tarcísio foram casados por 59 anos, até a morte dele em 2021, em decorrência da Covid-19.
Atualmente, Glória Menezes reside com a família no Rio de Janeiro, após ter vivido muitos anos ao lado de Tarcísio em São Paulo. A atriz se aposentou em 2020 e, desde então, tem participado de eventos culturais e compartilhado momentos com os filhos nas redes sociais. Em uma de suas aparições recentes, ela revelou que usa cadeiras de rodas por questão de conforto, e não por problemas de saúde.
“Rainha da Sucata” foi escrita por Silvio de Abreu, com contribuições de Alcides Nogueira e José Antônio de Souza. A direção da novela foi de Jorge Fernando, com a colaboração de Jodele Larcher. A reprise promete trazer de volta memórias para os fãs da novela e apresentar a história para uma nova geração de espectadores.
