Cachoeirinha – O vereador Gustavo Almansa destacou a importância da escola para a saúde mental de crianças e adolescentes. Segundo ele, os primeiros sinais de problemas psicológicos muitas vezes aparecem no ambiente escolar. Essas instituições, portanto, precisam estar preparadas para identificar esses sinais e abordar cada situação de forma adequada, incluindo o encaminhamento para profissionais de saúde quando necessário. Essa afirmação foi feita durante a justificativa para a aprovação de um projeto de lei que estabelece um Programa Permanente de Saúde Mental nas escolas.

    O programa não se limitará apenas às escolas municipais. As escolas estaduais e particulares também deverão participar, promovendo atividades voltadas para a saúde mental. Almansa enfatizou que falar sobre saúde mental nas escolas é essencial para acolher os alunos e é uma responsabilidade coletiva. Ele observou que a escola é mais do que um espaço de aprendizado; é um lugar onde os jovens interagem e enfrentam conflitos.

    Recentemente, tem sido reportado um aumento significativo dos problemas mentais entre os adolescentes, como ansiedade, depressão e até mesmo casos de automutilação e suicídio. Diante disso, Almansa afirmou que é fundamental criar um ambiente de escuta e apoio emocional, com o objetivo de prevenir problemas maiores antes que eles aconteçam.

    O projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, que aguarda a sanção do prefeito, prevê a oferta de serviços de atenção psicossocial nas escolas. Além disso, as instituições devem fornecer materiais informativos sobre saúde mental e promover, anualmente, palestras, oficinas e grupos de educação em saúde mental, em parceria com diversas entidades.

    Quando oferecidos, esses eventos devem focar em como os alunos podem lidar com suas emoções e problemas mentais, além de incentivar a prática de esportes como forma de ajudar na saúde emocional.

    Share.