Inovação na Engenharia Automotiva da Honda
Desde o início da indústria automotiva, engenheiros têm se esforçado para tornar o chassi dos veículos mais rígido. Essa rigidez sempre foi vista como fundamental para melhorar o manuseio, a eficiência e a segurança dos automóveis. No entanto, a Honda decidiu adotar uma abordagem diferente e propôs que uma certa flexibilidade pode ser benéfica.
Tradicionalmente, os fabricantes de automóveis têm destacado o aumento da rigidez em cada nova geração de chassis. Estruturas de caixa iniciais evoluíram para quadros em escada, e com o tempo, as estruturas unibody emergiram, combinando o chassi e a carroceria para maior rigidez. Essas modificações visavam combater três forças físicas principais que atuam sobre os veículos: o peso, a torção do torque (a força que gira o motor para as rodas) e as forças laterais (como nas curvas e em superfícies irregulares). A ideia era manter essas forças sob controle para garantir que os pneus permanecessem em contato com o solo, garantindo um desempenho previsível ao dirigir.
Com esses fundamentos em mente, os engenheiros da Honda decidiram repensar a forma de lidar com essas forças. Em vez de aumentar a rigidez, eles optaram por adicionar flexibilidade na frente do chassi dos veículos. Essa flexibilidade permite que a estrutura reaja de forma mais eficiente às forças durante as curvas, mantendo os pneus firmemente contra o chão.
A nova plataforma de chassi da Honda será lançada em 2027 e servirá como base para vários de seus modelos populares, incluindo o Odyssey, Civic, Pilot e CR-V, além de novos modelos de veículos elétricos que estão a caminho. Esse novo projeto busca garantir cerca de 60% de compatibilidade entre as peças de seus modelos, o que deve ajudar na redução do uso de materiais caros como alumínio, mantendo os veículos leves.
Um dos principais objetivos dessa engenharia é melhorar a performance dos veículos. A flexibilidade do chassi dianteiro permitirá que ele se curve e ajuste durante manobras, empurrando a roda externa para baixo e mantendo-a estável sem que a suspensão precise fazer um esforço excessivo. Esse conceito de flexibilidade não era viável há algumas décadas, devido às limitações nos designs dos pneus da época. Hoje, os pneus têm estruturas mais robustas, capazes de lidar com essa dinâmica de força.
Os benefícios desse novo design são diversos. Além de melhorar a dirigibilidade, ele proporciona maior conforto interno, controlando a rotação da carroceria e absorvendo melhor as irregularidades das estradas. A Honda também afirma que essa inovação ajudará a reduzir problemas comuns em veículos frontais, como o subesterço, que ocorre em manobras.
Em termos de segurança, a nova estrutura segue os princípios da Engenharia de Compatibilidade Avançada (ACE) da Honda. A marca realiza testes de impacto em suas instalações em Ohio e no Japão e afirma que essa nova plataforma será mais segura do que a versão anterior. Além disso, ela será integrada à nova tecnologia de controle de inclinação que foi apresentada recentemente em modelos como o Prelude e o Accord, e contará com um novo Sistema de Gestão de Movimento, voltado para o controle de estabilidade do veículo.
