No próximo fim de semana, a Igreja realizará a Solenidade de Todos os Santos e a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Este ano, a Solenidade de Todos os Santos, que normalmente acontece no dia 1º de novembro, cairá em um sábado. Em decorrência disso, a Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou orientações para que as dioceses se preparem adequadamente para essas celebrações.
Tradicionalmente, no Brasil, a Solenidade de Todos os Santos é transferida para o domingo seguinte ao dia 1º de novembro. No entanto, devido ao calendário universal, neste ano, a data será comemorada no sábado, dia 1º, enquanto a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos será no dia 2 de novembro, um domingo.
A CNBB esclareceu que quando 2 de novembro coincide com um domingo, o dia 1º deve ser dedicado a celebrações referentes à Solenidade de Todos os Santos, começando com as Primeiras Vésperas na noite anterior.
Na carta enviada aos bispos, Dom Hernaldo Pinto Farias, presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, destacou as orientações litúrgicas que seguem a 3ª edição do Missal Romano. Ele mencionou a necessidade de garantir que a prática litúrgica esteja correta nessas situações. A carta inclui detalhes sobre os textos que devem ser usados nas celebrações, como as leituras e a fórmula da Bênção Solene para a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Uma das recomendações importantes é que não se deve cantar o Glória ou fazer a Profissão de Fé, sendo que a cor litúrgica utilizada nessas celebrações será o roxo.
A CNBB também abordou questões levantadas por fiéis em relação ao cumprimento do preceito dominical, dado que um evento será realizado no sábado e o outro no domingo. O frei Luís Felipe Marques, assessor do Setor Pastoral Litúrgica, esclareceu que os cristãos não devem participar da Missa apenas por obrigação, mas sim por reconhecer a importância da Eucaristia e o desejo de crescer na fé.
A Solenidade de Todos os Santos é uma celebração obrigatória, e os fiéis devem participar dela, podendo ir à Missa durante todo o sábado ou mesmo nas Primeiras Vésperas na noite anterior. Além disso, é fundamental lembrar que é necessário cumprir o preceito dominical durante a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Ao participar da Missa no sábado à tarde, os fiéis estarão cumprindo tanto a Solenidade de Todos os Santos quanto o preceito do domingo, o que lhes proporciona uma oportunidade de louvar a Deus pelos santos e rezar pelos fiéis defuntos que aguardam a ressurreição.


