A campanha “Ação Azul: Prevenir é o Melhor Exame!” aconteceu entre 24 e 28 de novembro na sede do Ipasgo Saúde e ofereceu aos beneficiários informações sobre a prevenção do câncer de próstata, além de serviços de saúde como aferição de pressão arterial, análise de bioimpedância e a realização do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA).
Durante o evento, beneficiários que atenderam a critérios clínicos — como ter mais de 50 anos ou 45 anos com histórico familiar de câncer de próstata — puderam realizar o exame sem custos adicionais. A iniciativa visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A gerente de Serviço de Assistência à Saúde, Bruna Bueno, enfatizou a importância da ação. “Queremos cuidar da saúde dos beneficiários de forma integral. Por isso, estamos oferecendo o exame de PSA e fornecendo informações sobre prevenção, que podem evitar o desenvolvimento da doença”, explicou.
Os participantes expressaram suas opiniões sobre a campanha. Milton Oliveira, de 80 anos, destacou a simplicidade do exame e a relevância da saúde nessa faixa etária. “Fazer esse exame é uma coisa simples e pode valer muito a pena. Nessa idade, as doenças são mais frequentes e precisamos nos cuidar”, afirmou.
Arnaldo de Araújo, de 66 anos, também participou da ação e apontou a necessidade de combater o preconceito em relação ao câncer. “Temos que acabar com esse estigma, essa doença é séria. Então, se eu puder dar uma dica, é fazer o exame. Previna-se, e quanto antes você antecipar a descoberta, mais chances tem de cura”, avisou.
### Sobre o Exame de PSA
O exame de PSA pode ser realizado em menos de cinco minutos e utiliza uma simples coleta de sangue. Ele analisa os níveis de uma proteína produzida pela próstata, que, quando elevados, podem indicar alterações na glândula, como câncer, inflamações ou outras doenças benignas. Por ser um procedimento rápido e seguro, o exame é considerado uma das principais ferramentas para o rastreamento do câncer de próstata.
A campanha “Ação Azul” busca, assim, ampliar o conhecimento e incentivar a realização de exames entre homens, contribuindo para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, uma doença que afeta milhares de pessoas.
