Deuce McBride está próximo de retornar à equipe após sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo, que o afastou das quadras nas últimas semanas. Essa notícia é animadora para o New York Knicks, mas também representa um desafio para os jogadores Jordan Clarkson e Tyler Kolek, que podem perder minutos em quadra com o retorno de McBride.
Recentemente, McBride participou de atividades de treino com os técnicos dos Knicks, realizando diversos exercícios de preparação. Ele foi liberado para o contato físico, mas ainda não participou de um treinamento completo com a equipe devido à ausência de práticas. Apesar disso, os sinais indicam que sua volta está se aproximando.
No entanto, a data exata do retorno de McBride ainda é incerta. Desde que se machucou em 7 de dezembro, ele ficará fora também do jogo marcado para 23 de dezembro contra os Minnesota Timberwolves. Como a equipe não terá dias de descanso entre as partidas até meados de janeiro, sua reintegração ao time pode demorar mais.
Quando McBride voltar, o técnico Mike Brown será desafiado a ajustar a rotação do time. O impacto será sentido, principalmente por Clarkson ou Kolek, que terão que concorrer entre si e com McBride por minutos em quadra.
Tyler Kolek tem pressionado Jordan Clarkson, especialmente considerando que, quando McBride se machucou, Kolek estava apenas começando a se firmar na rotação do time após a saída de Landry Shamet devido a uma lesão no ombro. Desde a ausência de McBride, Kolek se destacou, ocupando a sétima posição em minutos jogados no Knicks, com médias de 12,4 pontos e 8,7 assistências a cada 36 minutos, além de ter uma altíssima taxa de acerto nos arremessos de dois pontos.
Com a boa performance de Kolek, especialmente em momentos importantes, ele está gerando novas questões para os Knicks, que devem refletir sobre a abordagem a ser seguida até o final da temporada. Mesmo que seu arremesso de três pontos não esteja tão afiado, suas habilidades em drible, visão de jogo, esforço defensivo e participação em minutos ao lado de Jalen Brunson têm sido notáveis.
Essa situação pressiona Clarkson, que tem apresentado performances irregulares nesta temporada, alternando entre altos e baixos. Apesar de ter talento, Clarkson não possui a visão de jogo necessária para liderar a equipe durante a ausência de Brunson ou para aliviar sua carga de trabalho quando ambos estão em quadra.
Caso os Knicks optem por uma estratégia mais convencional com um armador definido, Kolek pode se tornar a escolha principal, deixando Clarkson competindo com McBride por minutos. As qualidades de McBride, como sua eficiência em arremessos de três e sua defesa, lhe conferem uma vantagem clara sobre os dois.
O técnico Mike Brown conseguirá, de certa forma, acomodar os três jogadores em alguma capacidade, especialmente considerando a continuidade da ausência de Shamet. Formações com três armadores devem continuar sendo uma alternativa, devido à falta de opções na posição de ala.
Apesar disso, a situação se tornará complicada para manter todos os jogadores satisfeitos. Neste período, Kolek tem jogado em média 17 minutos por partida, enquanto Clarkson tem uma média ligeiramente superior a 20 minutos.
Com o retorno de McBride, é provável que o técnico comece a reduzir os minutos dos titulares para balancear a carga de trabalho. Assim, um dos dois, Clarkson ou Kolek, provavelmente verá sua média de minutos cair abaixo de 15, ou até mesmo poderá sair da rotação regular do time.
