Cartaz da homenagem aos artistas Lázaro Ramos e Taís Araujo

    O Festival de Cinema Brasileiro de Paris acaba de anunciar que os homenageados da sua 28ª edição serão Lázaro Ramos e Taís Araujo. O casal, junto desde 2004 e pais de dois filhos, se destacou muito no Brasil. Eles são admirados pela força e relevância de suas carreiras em conjunto e individualmente.

    Taís Araujo, que completou 30 anos de carreira em 2025, tem mais de 30 produções na TV e 10 filmes no cinema. Lázaro Ramos, por sua vez, tem 27 anos de trajetória, com mais de 30 trabalhos na televisão e mais de 40 filmes. Os dois têm uma carreira sólida e impactante, o que faz deste momento algo inédito, já que um casal recebe essa homenagem no festival.

    A festa acontece entre os dias 7 e 14 de abril de 2026, no histórico cinema L’Arlequin, localizado em Saint-Germain-des-Prés. A programação completa do evento será divulgada em breve, mas o suspense já está no ar!

    Katia Adler, que é responsável pela curadoria e direção da mostra, organizou uma seleção especial de filmes que refletem os diversos momentos da carreira de Lázaro e Taís. Dentre os filmes, destaca-se “Medida Provisória”, que marcou o início da carreira de Lázaro como diretor de ficção, e que também conta com Taís em um dos papéis principais.

    A seleção também inclui grandes títulos da filmografia de cada um: de Lázaro, temos “Madame Satã”, de Karim Aïnouz, e “Tudo o que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado. Já na carreira de Taís, destacam-se “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, de Denise Saraceni e Allan Fiterman, e “Garrincha – Estrela Solitária”, de Milton Alencar.

    Taís Araujo e Lázaro Ramos se tornam o primeiro casal a receber a homenagem máxima do festival.

    De acordo com Katia Adler, a escolha de homenagear Lázaro e Taís é um reconhecimento da importância deles para a cultura do Brasil. Ela afirma que eles representam, de maneira única e complementar, a força e a diversidade do nosso cinema e da cultura atual.

    Ao longo de suas carreiras, os dois criaram personagens marcantes e ampliaram espaços de representação. Eles também têm usado sua visibilidade para se conectar com a sociedade, tanto dentro quanto fora das telas.

    Como artistas e cidadãos, Lázaro e Taís ajudam a contar a história de um Brasil plural e complexo, que está sempre mudando. O festival quer celebrar, refletir e compartilhar essa diversidade com o público em geral.

    O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é a maior vitrine da cultura brasileira na Europa. Todos os anos, ele atrai mais de cinco mil pessoas para reconhecer e celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa.

    Realizado pela Jangada, o evento apresenta as melhores produções do cinema nacional, com uma mistura de ficções e documentários. Também são realizados workshops e debates sobre os filmes, com a presença dos próprios criadores das obras.

    Share.